Geral

Vereador propõe identificação dos agentes operadores de turismo na cidade

31 MAR 2021 • POR ASCOM • 09h27
Nelsinho diz que identificação é preciso, inclusive para melhoria da qualidade do serviço prestado - Foto: Divulgação

Agentes operadores de turismo identificados é o que está sugerindo o vereador Nelsinho Dib, como forma de melhor atender o turista, com um serviço de qualidade e segurança. A proposta foi apresentada na sessão de segunda-feira, 29, do Poder Legislativo corumbaense e direcionada à diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal de Corumbá, Elisângela Sienna da Costa Oliva, com cópia ao prefeito Marcelo Iunes.

Dib explicou que é preciso identificar esses trabalhadores responsáveis por apresentar Corumbá e o Pantanal aos turistas que visitam a região, por meio de crachá ou outro tipo de identificação, bem como uniforme padrão. “Isso vai gerar qualidade e, principalmente, segurança aos usuários desse tipo de serviço”, reforçou.

Explicou que, hoje, “os turistas são abordados por pessoas que, se intitulam de ‘operadores de turismo’ que oferecem serviços de passeios de barcos, entre outros, sem nenhum tipo de identificação para comprovar que estão prestando um serviço dentro da legalidade. A identificação vai refletir na melhoria da qualidade dos serviços prestados e, principalmente, uma maior segurança aos turistas”, ressaltou, lembrando que os estudos poderiam ser feitos agora, durante a pandemia, período em que os serviços estão paralisados.

ESTACIONAMENTO EXCLUSIVO

Por outro lado, Nelsinho Dib solicitou ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Lúcio André Messias de Barros, a implantação de estacionamentos exclusivos para idosos e portadores de necessidades especiais na Rua Delamare, em frente ao Banco Bradesco.

Ele lembrou que o servidor público municipal passa a receber seus salários por esta agência bancária, o que aumentará ainda mais o fluxo de veículos e pessoas na região, e que não há no trecho, nenhum estacionamento exclusivo para idosos e pessoas com necessidades especiais.

NA COLOMBO

Nelsinho Dib solicitou ainda à Agetrat e também à pasta de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura, a realização de estudos visando readequar a Rua Colombo, trecho entre as ruas 15 de Novembro e 7 de Setembro, com redução das calçadas e aumento da pista, para melhor fluidez do tráfego de veículos.

“É uma quadra que tem hospital, clínicas e uma rua estreita com calçadas largas, o que dificulta o tráfego de veículos, inclusive de ambulâncias transportando pacientes, que acabam enfrentando problemas devido ao fluxo de veículos no trecho. Por isso mesmo seria importante ampliar a faixa de rodagem, reduzindo  largura das calçadas, bem como ordenamento das vagas de estacionamento na região”, observou.

PAVIMENTO

O vereador pediu ainda ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, com cópia à gerência da Sanesul, a realização de serviços de recuperação do pavimento na Rua Poconé, entre as ruas Silva Jardim e Batista das Neves, no Bairro Universitário.

Nelsinho explicou que grande parte dos buracos existentes no trecho foram devido a intervenções por parte da Sanesul, e que por isso mesmo ela e o Município precisam tomar providências para correção do problema, e melhorar o tráfego de veículos e pedestres no trecho.