Geral

Uma olhada na próxima Copa América

30 MAR 2021 • POR Redação • 13h39

Depois que a pandemia do Coronavírus postergou a Copa América 2020, a 47ª edição da competição sul-americana está marcada para junho. No entanto, a pandemia voltou a afetar a competição. Como os níveis de contaminação pelo vírus ainda estão altos, as nações convidadas Austrália e Catar não participarão mais do torneio, o que significa que a competição contará com apenas as 10 nações da CONMEBOL pela primeira vez desde 1991.

Ainda assim, o show deve continuar. Então, vamos dar uma olhada no torneio e analisar tudo o que você precisa saber antes de começar em 12 de junho. 

Anfitriões e Estádios 

Pela primeira vez na história da Copa América, a competição será sediada por duas nações, Argentina e Colômbia. Os jogos serão disputados em oito locais em oito cidades diferentes, quatro das quais serão na Argentina e quatro na Colômbia.
Os estádios usados na Argentina incluem o Estadio Monumental em Buenos Aires, o Estadio Mario Alberto Kempes em Córdoba, o Estadio Malvinas Argentinas em Mendoza e o Estadio Único em Santiago del Estero.

As instalações usadas na Colômbia incluem o Estadio El Campín em Bogotá, o Estadio Olímpico Pascual Guerrero em Cali, o Complexo Esportivo Atanasio Girardot em Medellín e o Estadio Metropolitano Roberto Meléndez em Barranquilla.

Os estádios da Argentina sediarão os jogos do Grupo A (Zona Sul) e os jogos do Grupo B (Zona Norte) serão disputados na Colômbia. A partir daí, os anfitriões realizarão duas quartas-de-final e uma semifinal cada, enquanto a final a disputa pelo terceiro lugar serão disputados na Colômbia, no Estádio El Campín e no Estádio Metropolitano, respectivamente. 

Equipes

Sabemos que Austrália e Catar ficarão fora, mas, o mais importante, quem são as seleções participantes? Bem, a co-anfitriã Argentina terá a companhia de Bolívia, Uruguai, Chile e Paraguai no Grupo A, enquanto o Grupo B terá a co-anfitriã Colômbia frente a Brasil, Venezuela, Equador e Peru.

Datas

Os jogos do grupo da Zona Norte começarão em 13 de junho e terminarão duas semanas depois, em 27 de junho, enquanto os jogos da Zona Sul começarão um dia depois, em 14 de junho, e posteriormente terminarão em 28 de junho.

As quatro quartas-de-final acontecerão nos dias 2 e 3 de julho. Haverá apenas alguns dias de intervalo para os vencedores com as semifinais marcadas para 5 e 6 de julho, antes do início da final em 10 de julho. O jogo pelo terceiro lugar acontecerá um dia antes da final em 9 de julho. 

Quem são os favoritos?

O Betfair é um site de apostas pela Internet, e eles preveem que a Argentina levará o troféu da Copa América no final de julho. Os co-anfitriões venceram o torneio 14 vezes e mais uma vitória os empataria com o maior campeão do torneio, o Uruguai. No entanto, última vez que a Argentina ganhou o torneio foi em 1993. Outro favorito, o Brasil também pode ser bem apontado para o título. A Seleção é a atual campeã após vencer o torneio em casa em 2019 e certamente terá a chance de conquistar o décimo título da Copa América. Seguem também como favoritos a Colômbia e o Uruguai.