Geral

Pandemia fragiliza empresas e vereador pede prorrogação de prazo do FCO

25 MAR 2021 • POR ASCOM • 10h28
Pandemia fragiliza empresas e vereador pede prorrogação de prazo do FCO - Foto: Divulgação

Na tentativa de amenizar a crise que afeta empresas de pequeno e grande porte, devido à pandemia da Covid-19, o vereador Manoel Rodrigues sugeriu esta semana, durante sessão da Câmara Municipal, a reprogramação ou mesmo prorrogação do prazo do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), para atender empresários corumbaenses.

O pedido foi direcionado ao deputado estadual Evander José Vendramini Duran, e ao secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Elias Verruck, para que estas autoridades viabilizem a prorrogação do prazo para pagamento de financiamentos.

“A pandemia da Covid-19 fragilizou empresas de grande e pequeno porte, tornando o cenário de desenvolvimento econômico desfavorável neste período, e a previsão é que a situação se mantenha nos próximos meses. Por isso mesmo estamos solicitando que seja feita uma reprogramação ou mesmo a prorrogação de prazo, atendendo empresários de nossa região”, explicou Manoel.

ENCOSTA

Por outro lado, Manoel solicitou esta semana o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, apresentação de um parecer técnico para execução de obras de contenção de deslizamento de terra em encosta existente na Alameda Vulcano, na altura do número 107, próximo à Rua Tenente Melquíades de Jesus.

O deslizamento ocorre sempre em períodos de chuva. Manoel disse que o relevo acidentado ajuda a água a ganhar força, com a enxurrada carregando terra, pedras, e que isso pode afetar as casas existentes na região, colocando pessoas em risco.

Em outro pedido à pasta de Infraestrutura, o vereador solicitou serviços de limpeza e manutenção da escadaria que dá acesso ao mirante do Cristo Rei do Pantanal, no Morro do Cruzeiro; pavimentação da quarta paralela da rua Rubi, divisa do Previsul com o Bairro Industrial; lajotamento da Alameda 14bis, entre as ruas República do Paraguai e República da Bolívia, no Bairro Aeroporto.

Pediu também serviços de calçamento com infraestrutura da Alameda Mino, na Avenida Rio Branco, entre a Rua Albuquerque e Alameda Nelson Dib, no Bairro Universitário; serviço de recolocação de lajotas e nivelamento na Alameda Interna, entre as ruas Fernando de Barros e Totico de Medeiros, no Bairro Centro América.

Requereu recuperação do pavimento da Rua José de Barros Maciel, entre as ruas Quinze de Novembro e Frei Mariano, no Bairro Cristo Redentor; serviço de limpeza de terreno localizado na República da Bolívia, entre as alamedas João 21, Batista do Nascimento e Hipólito Leão da Silva, no Primavera.

TRÂNSITO

Ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Lúcio André de Barros Messias, Manoel solicitou a instalação de redutores de velocidade (lombadas) na Alameda Hipólito Leão da Silva, entre República da Bolívia e Alan Kardec, no Conjunto Primavera, e na Alameda Antônio Leite de Barros, entre a segunda paralela à Gonçalves Dias e a linha férrea, no Tiradentes.