Geral

UTI da Cassems de Corumbá com equipamentos de ponta e médicos intensivistas de Dourados

24 MAR 2021 • POR Mariana Conte • 10h47
UTI conta com equipamentos de alta tecnologia - Foto: Divulgação Cassems

A partir de agora cidadãos corumbaenses e ladarenses podem contar com uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) no hospital Cassems de Corumbá, que foi inaugura nesta terça-feira, 23, com 10 leitos e equipamento de alta tecnologia. 

Em entrevista exclusiva ao Capital do Pantanal o presidente da Cassems, o médico cardiologista Ricardo Ayache disse que a inauguração da UTI é de suma importância para a população. “Cumprindo aquilo que planejamos desde início que era montar um hospital de alta complexidade para atender toda a região do Pantanal que há tantos anos clamavam por um hospital desse porte.

Ricardo afirmou que a UTI possui equipamentos de alta tecnologia. “São equipamentos diferenciados e isso vai trazer realmente uma grande qualidade para o hospital e para a cidade de Corumbá e Ladário.

O presidente da Cassems ainda ressaltou que uma equipe de médicos intensivistas de Dourados que comandam o CTI deste município são os médicos que irão comandar a UTI da Cassems em Corumbá. “Nós estamos trazendo a equipe de médicos intensivistas, é uma equipe muito capacitada. Então teremos uma terapia intensiva de alto nível para atender a população pantaneira”, frisou.

Em fevereiro a Cassems realizou na unidade em Corumbá a Semana de Treinamento e Capacitação em UTI com o lema “Conhecer para cuidar, Atualizar para salvar” para preparar os profissionais da saúde para atendimento da melhor qualidade. Participaram dessa capacitação médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde que receberam treinamentos para atuar na UTI.

Pandemia

Em meio ao aumento expressivo de casos de Covid-19 em todo o Estado a inauguração da UTI se tornou uma expectativa muito grande para toda a população de Corumbá, Ladário e região.

Ricardo Ayache afirmou que a Cassems em Corumbá está preparada para atender os pacientes de Covid por conta da estrutura que o hospital tem. “Ainda mais agora com os novos leitos de UTI. A pandemia trouxe uma grande surpresa para todos nós porque fez um desarranjo em todo o sistema de saúde trazendo uma complexidade muito grande no atendimento à saúde e trazendo graves consequências e um índice de doença e mortalidade muito elevado”, comentou.

O presidente da Cassems alerta a população a evitar aglomerações, utilizar as máscaras, higienizar as mãos e preservar o distanciamento social

“Estamos com um índice de CTI muito elevado no nosso Estado, o maior do país, a doença com essa nova variante está se apresentando de forma mais grave, em pacientes mais jovens e isso traz grande preocupação para a gente”, frisou.

Ele lembrou que em Campo Grande foi criado mais um hospital de Campanha com 40 leitos que deve abrir na próxima na sexta-feira, 26 de março. “Hoje já estamos com 60 leitos Covid em Campo Grande e esses 40 é para darmos conta dos pacientes que terão alta do CTI”, completou Ricardo.

Ricardo Ayache em uma de suas entrevistas a jornalista Sylma Lima

Confira abaixo entrevista do Presidente da Caseems na íntegra a jornalista Sylma Lima. 

Capital do Pantanal · Entrevista Ricardo Ayache Presidente da Cassems