Geral

Iunes nega doação de terreno para 'Casa da mulher brasileira'

O prefeito disse que não daria o terreno porque a obra seria mais um 'elefante branco'

10 MAR 2021 • POR Flavia Ibanez • 15h56
Foto: MPF

Na semana da Mulher, a luta contra a violência doméstica, seja física ou emocional tem buscado respaldo jurídico e apoio das autoridades locais, a deputada federal Bia Cavassa conseguiu aproximadamente R$ 6 milhões através da Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

Apesar da conquista valiosa o prefeito Marcelo Iunes demonstrou total falta de interesse e até mesmo ignorância, ao afirmar em sessão solene da Câmara de Corumbá, que homenageava as mulheres , que não daria a contra partida do município porque considerava o projeto, “ um elefante branco”.

Ocorre que o recurso da ministra é destinado à criação da ‘Casa da mulher brasileira’, e a prefeitura só teria que doar um terreno, mas o prefeito ignorante ainda enfatizou que seria tão inútil como o hospital do câncer, o que chamou também de ‘elefante branco’, como se milhares de vidas não tivessem sido salvas graças ao setor especializado em quimioterapia.

Iunes foi infeliz no pronunciamento a tal ponto que até o deputado estadual Evander Vendramini (PP) fez duras críticas contra o chefe do executivo em suas redes sociais.

“ Nosso apoio tem que ser uma constante e não podemos recuar e jamais permitir que estruturas físicas e humanas sejam empecilho na defesa dessas pessoas vulneráveis. Em março de 2019 reunião na Câmara Municipal de Corumbá (matéria abaixo) demonstrou essa necessidade, eu e a Dep federal  Beatriz Cavassa buscamos minimizar esse sofrimento trabalhando junto dos poderes executivo das duas esferas o apoio e recursos para essa tão importante estrutura. Por determinação e empenho da Dep Bia Cavassa junto a Ministra Damares, conseguiu se os recursos para a tão sonhada Casa da Mulher Brasileira. Ouvir hoje que não necessitamos da Casa e que a Oncologia que tanta vidas tem salvado e tanto sofrimento atenuado é um elefante branco é muito triste. Levarei ao Governo o pedido para que assuma em nome do Estado o apoio as nossas mulheres e aos nossos doentes oncológicos da nossa Corumbá”.

Há um prazo estipulado para doação do terreno, caso Corumbá não cumpra, todo recurso vai para Ponta Porã. O prefeito também alegou que não tem recurso para esse fim, entretanto, se existe ação no Ministerio público investigando cargos de nepotismo cujo salários chegam a R$ 22 mil.

A Casa da Mulher Brasileira é um complexo multi disciplinar que visa garantir a integridade de mulheres vitimas de violência doméstica. No local há todo apoio psicológico e também delegacias, promotoria, brinquedoteca, alojamento, e alimentação para que estas se sintam protegidas e deixem os agressores. É a oportunidade de uma nova vida.