Geral

Retorno do Programa Bolsa Atleta é solicitado na Câmara de Corumbá

1 MAR 2021 • POR ASCOM • 09h18
Chicão diz que é preciso valorizar o jovem atleta - Foto: Divulgação ASCOM

A reativação do Programa Bolsa Atleta em Corumbá foi solicitada durante sessão do Poder Legislativo Corumbaense pelo vereador Chicão Vianna, como forma de incentivar os atletas locais, inclusive contribuindo para o surgimento de novos valores.

O pedido foi feito por meio de requerimento dirigido ao diretor da Fundação de Esportes de Corumbá, Heliney de Miranda Junior, com Chicão observando que a cidade é referência na prática esportiva no  Estado, e que existem atletas corumbaenses participando de competições estaduais, nacionais e, inclusive, internacionais.

“O programa foi interrompido há alguns anos, prejudicando nossos atletas, que, sem o devido incentivo financeiro, enfrentam dificuldades em representar o Município. Daqui saem atletas de envergadura nacional e internacional, que se destacam em inúmeros campeonatos pelo mundo”, citou.

Lembrou, porém, que a ‘criação’ de atletas com esta envergadura vem diminuindo gradativamente, e um dos motivos é a falta de incentivo financeiro à prática esportiva. “Por isso vejo como necessária a volta do programa, pois deste modo nossos atletas terão o incentivo merecido para nos representar”, comentou.

MUSEU

Ainda em relação ao esporte, o vereador sugeriu à Prefeitura, a criação de um museu dedicado à história da prática esportiva pela sociedade corumbaense, o ‘Museu do Esporte’, como forma de manter viva a história dos corumbaenses que em diversas modalidades esportivas, como natação, futebol, vôlei, artes marciais, dentre outros. “Por isso precisamos de um espaço em nosso município para que as memórias do desporto municipal fiquem preservadas, um testemunho dos tempos de glória do povo corumbaense no esporte”, reforçou.

ENERGIA

Por outro lado, também à Prefeitura, Chicão Vianna requereu a implantação de sistema de geração de energia fotovoltaica nos prédios públicos, a exemplo do que vem ocorrendo em outros organismos pelo Brasil.

Observou que o sistema vai permitir maior economia com o consumo de energia elétrica, principalmente aquelas instituições que funcionam 24 horas, caso dos hospitais, unidades de pronto atendimento, entre outros.

Ele acredita que, caso o sistema seja implantado pelo Poder Público, ocorrerá uma grande economia dos gastos com consumo de energia elétrica no município que possui grande incidência de raios solares devido à sua geolocalização, existindo assim fartura de matéria prima para captação de energia solar.

“Além disso, Corumbá é a Capital do Pantanal, devendo assim ser exemplo na prática de ações que visam preservar o meio ambiente. Portanto, a instalação desse sistema também contribuirá para preservação do meio ambiente, pois, ao deixar de utilizar a energia elétrica convencional, o município estaria deixando de consumir energia produzida em hidroelétricas e termoelétricas, que todos sabemos, causam prejuízos ao meio ambiente”, concluiu.