Geral

Vereador busca informações em relação aos casos de Covid na cidade

22 FEV 2021 • POR ASCOM • 10h05
Solicitações foram feitas pelo vereador Chicão - Foto: ASCOM

O vereador Chicão Vianna está solicitando uma série de informações relacionadas aos pacientes infectados pelo novo coronavírus na cidade. O pedido foi feito durante sessão da Câmara, por meio de um requerimento direcionado ao secretário Rogério Leite.

Entre as informações, Chicão busca saber quantos pacientes receberam tratamento em regime de internação na Santa Casa de Corumbá até o momento; quantos precisaram ser intubados; quantos vieram a óbito; quantos foram transferidos para outras cidades, e quanto vieram a óbito; quantos profissionais aptos a realizar o procedimento de intubação estão lotados UTI/CTI/COVID-19 da Santa Casa.

Solicitou ainda informações sobre quais os motivos que podem justificar a grande diferença dos índices de letalidade e mortalidade comparados com as principais cidades do Estado, “principalmente Dourados, que possui tamanho, população e índice de contaminação maiores que Corumbá, mas está com uma taxa de letalidade e mortalidade do vírus praticamente 1/3 menores”, explicou.

Chicão está buscando saber ainda qual foi o total dos recursos aplicados no hospital para as ações de enfrentamento ao Covid-19, até o momento; quais foram, de forma detalhada, os valores das despesas realizadas com insumos, aparelhamento, pessoal de apoio e plantões médicos até o momento; o que pode ser feito em caráter emergencial pelo Poder Público Municipal, tanto o Executivo quanto o Legislativo, para amenizar a situação atual.

Revelou também que tem sido questionado por familiares de pacientes que buscam saber os motivos quanto à desinformação em relação aos parentes internados, bem como se haveria possibilidade de ser repassado aos familiares, uma atualização dos quadros clínicos dos pacientes internados.

Vacinação

O vereador solicitou ainda à pasta de Saúde, que faça divulgação dos nomes das pessoas que foram e que estão sendo vacinadas no município, assim como o grupo a qual pertencem, no portal Vacinômetro (Vacinomêtro COVID-19: CORUMBÁ (corumba.ms.gov.br)), bem como o cronograma de vacinação para que todos saibam quando serão imunizados.

Ele explicou que isso se faz necessário para maior publicidade ao processo de vacinação para prevenir e inibir possíveis fraudes, algo que vem ocorrendo em várias partes do país, com pessoas adulterando ou omitindo informações, para garantir prioridade no recebimento da vacina, se passando por indígenas, e até mesmo profissionais da saúde que não estão trabalhando na linha de frente de atendimento ao COVID-19, dentre outros exemplos.

Hemonúcleo

Outro pedido do vereador ao secretário de Saúde, visa a reativação do centro de coleta de sangue de Corumbá, Hemonúcleo Romeu Albaneze, para que a cidade possa voltar a contar com um banco de sangue próprio, e não ficar na dependência de outras regiões, e da campanhas eventuais realizadas na cidade. Ele explicou que essa dependência acaba fazendo com que a cidade sofra com escassez habitual em suas reservas sangue nos Centros Cirúrgicos.

Taquaral

Chicão requereu ainda, junto com o vereador Yussef Salla, a reativação da Unidade de Saúde do Taquaral. Ele informou que a escola do assentamento vinha sendo utilizada como posto de saúde e com a possibilidade da volta às aulas presenciais, os profissionais de saúde terão de desocupar o prédio, e sem a unidade funcionando, a equipe não sabe o local exato para atender a comunidade, já que o prédio da UBS está interditado.

A preocupação é que, caso a população do assentamento Taquaral não possa utilizar a UBS, terá de se locomover para unidades de outros assentamentos. “Isso torna o acesso inviável para muitas famílias eu terá dificuldades de locomoção, entre outros problemas. Por isso a importância da reativação da UBS local”, explicou.