Geral

Para combater o Aedes aegypti, vereador pede limpeza de terrenos na cidade

17 FEV 2021 • POR ASCOM Câmara Municipal de Corumbá • 13h26
Chicão pede maior rigor para manter imóveis limpos - ASCOM

O aumento de casos da dengue em Corumbá levou o vereador Chicão Vianna a apresentar requerimento na Câmara Municipal, solicitando a limpeza de terrenos baldios existentes na área urbana da cidade, que, devido ao matagal e sujeira, são considerados focos em potencial de proliferação do mosquito transmissor dessa doença, o Aedes aegypti.

"A preocupação maior é que, com o aumento de casos de dengue, cresce o número de internações em um período que a cidade e o mundo convive com a pandemia da Covid, que nos obrigou a direcionar praticamente todos nossos recursos hospitalares. Por isso, não é prudente que deixemos nossos centros de atendimento médico superlotados, pois a Zika, a dengue e a Chikungunya possuem alta letalidade quando não combatidas da maneira correta. Se os casos de dengue, por exemplo, tiverem aumento exponencial como em outros anos, poderemos alcançar o colapso da nossa rede hospitalar”, observou.

O pedido foi direcionado às pastas de Saúde e de Infraestrutura e Serviços Públicos, no sentido de eu seja elaborado um cronograma de limpeza de todos os terrenos baldios. “A nossa intensão é que a Prefeitura faça a limpeza e cobre os serviços dos proprietários dos imóveis que estão em situação de abandono, acompanhado das devidas sansões legais”, ressaltou.

“E não são apenas os terrenos baldios. A preocupação é também com imóveis desocupados, em situação de completo abandono, propícios para a multiplicação de espécies de insetos, como é o caso dos mosquitos transmissores de doenças como a Zika, dengue e Chikungunya”, continuou.

Citou como exemplo um imóvel localizado na Rua República do Paraguai, esquina com a Rua República da Bolívia, no bairro Aeroporto. “Lá existe um ferro velho, que se encontra abandonado, com matagal elevado, sendo um nítido ambiente propício para criação e proliferação de mosquitos vetores de doenças”.

Disse ainda que em corumbá, pode-se encontrar inúmeros terrenos sem utilização em todos os bairros, inclusive na área central. “Por isso encontramos com a mesma facilidade terrenos em situação de claro abandono, com matagal em tamanho elevado e/ou construções depredadas, e acabam se tornando focos de doenças”.

“A dengue é uma doença que conhecemos e sabemos como combater. Não podemos deixar ambientes propícios para multiplicação das espécies de mosquitos vetores. Por isso, caso os proprietários dos terrenos não tomem as devidas medidas de limpeza e asseio dos seus imóveis, o Poder Público deve intervir, realizando a roçada e a limpeza. Isto é necessário pois, o interesse coletivo supera o interesse individual, não podendo os proprietários de imóveis na cidade insistirem no hábito de não zelar por eles, continuou.

“Claro que existem proprietários conscientes, que pensam no coletivo, e sabem que se não vai construir algum imóvel em seu terreno, deve mantê-lo limpo, para que assim evite que se torne criadouro de insetos e animais peçonhentos. Logo, pode a Prefeitura Municipal de Corumbá, a exemplo da de Dourados, realizar a roçada e a limpeza dos terrenos e, consequentemente, cobrar pelo serviço, aplicar as devidas sanções e taxas aos proprietários que não vêm cumprindo com sua obrigação legal, que é dar função social à propriedade”, concluiu.