Geral

Vereadora pede limpeza do Ernesto Sassida para evitar focos da dengue

17 FEV 2021 • POR ASCOM Câmara Municipal de Corumbá • 11h03
Raquel Bryk diz que é preciso eliminar focos de proliferação do Aedes aegypti - Foto: ASCOM

Com o constante aumento do número de notificações e casos de dengue na cidade, a vereadora Raquel Bryk está reivindicando junto à Prefeitura, a realização de serviços de limpeza no Bairro Padre Ernesto Sassida, um dos mais populosos da cidade. O pedido foi direcionado ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira.

Conforme ela, é preciso que seja feito um mutirão na região, com roçada de mato, remoção de lixo e de entulho, eliminando surgimento de depósitos que podem servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti.

“Com o período das chuvas, o mato alto e o acúmulo de lixo se tornam potenciais focos de procriação do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças graves. Por isso é necessária a limpeza, roçada e remoção de todo o lixo e entulho do bairro”, citou.

Rede de esgoto

Ao mesmo tempo, Raquel solicitou ao secretário de Infraestrutura, bem como ao diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Jr, que seja feita a ligação da rede de esgoto na Rua Major Gama, na altura da Avenida Porto Carreiro e da Duque de Caxias.

“Parte da Major Gama conta com ligação de rede de esgoto e outra não. Isso tem causado problemas aos moradores que sofrem com o sistema antigo existente no local. São manilhas instaladas há décadas que entopem e, no período das chuvas, a água com dejetos retornam para as residências, causando sujeira e mau cheiro. Com as obras de drenagem executadas na região, o problema se agravou. Esse é um pedido antigo dos moradores”, comentou.

Unidade de Saúde

Em outra solicitação, dessa vez direcionada ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite, a vereador pediu que seja feita uma avaliação sobre a necessidade da mudança da Unidade de Atendimento de Saúde do Assentamento Taquaral, que hoje funciona no Tamarineiro II - Sul, para o Centro Múltiplo do Taquaral.

Ela explicou que os moradores encontram dificuldades para se locomover ate a unidade, que fica distante do assentamento, cerca de 30 quilômetros do local onde deveria funcionar, criando dificuldade para a comunidade ter acesso aos serviços de saúde.

Por fim, Raquel Bryk fez uma indicação direcionada ao diretor-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Lucio André Messias de Barros, solicitando a instalação de redutores de velocidade na Rua Theodomiro Serra, entre as ruas Tiradentes e Oriental, como forma de evitar que os veículos trafeguem em alta velocidade, provocando acidentes e colocando vida de pedestres em risco. A vereadora lembra que no trecho já ocorreram acidentes com vítimas fatais.