Geral

Bombeiros atendem queda de árvores e orientam população

12 FEV 2021 • POR Mariana Conte • 09h45
O Corpo de Bombeiros realiza uma vistoria antes de qualquer decisão e nela é constatada a necessidade, ou não, de corte emergencial - Foto: Divulgação Bombeiros

Nas últimas 24 horas o Corpo de Bombeiros de Corumbá atendeu 14 ocorrências. Os atendimentos em destaque foram referentes a queda de árvores.

A primeira ocorrência de queda de árvore ocorreu por volta das 10h25 em uma residência na Rua Dom Pedro no bairro Cristo Redentor. Acionados pelo 193 pelo proprietário do imóvel a equipe de salvamento e resgate deslocou-se até o local onde um pé de bocaiuva de porte grande encontrava-se caído sobre a casa, vindo a danificar parte do telhado. Foi realizado o corte e retirada da árvore e repassadas orientações de segurança ao dono do imóvel.

A segunda ocorrência aconteceu por volta das 20h34 na Rua Cuiabá no Centro da cidade. Acionados por populares a equipe de salvamento e resgate foi até o local e realizou o corte de um pé de Flamboyant de porte grande que havia caído sobre a via pública. Foi realizado o corte e retirada da árvore liberando a via para o tráfego de carros e pedestres. Não houve vítimas e nem danos materiais. A equipe passou orientações de segurança aos moradores próximos.

Orientação a População

O corte ou poda da arvore que é realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar somente é efetuado quando oferece risco eminente de queda sobre o imóvel ou outro bem do solicitante, ou emergencialmente quando já caiu e é necessária sua retirada sobre o imóvel ou bem.

É importante salientar que o Corpo de Bombeiros quando solicitado, realiza uma vistoria antes de qualquer decisão e nela é constatada a necessidade, ou não, de corte emergencial por risco eminente de queda, quando nenhum destes fatores é observado, o corte ou poda não é realizado e é orientado ao solicitante procurar a Fundação de Meio Ambiente ou Defesa Civil de seu município, para que nesses órgãos possa ser lavrado o laudo de vistoria e autorização de corte ou poda e nestes mesmos órgãos o solicitante também é orientado, seja pelo Agente de Defesa Civil ou o biólogo da Secretária de Meio Ambiente, a realizar o corte por iniciativa particular, onde ele mesmo arcará com os custos ou através de solicitação a órgãos municipais, em alguns municípios a Secretaria de Obras também realiza essa atividade de corte e poda de árvores, e em outros este serviço é realizado por empresas terceirizadas da prefeitura