Geral

Queda nas vendas de purificador de água em dezembro com o início da chuva

12 FEV 2021 • POR Redação • 08h49

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a queda nas vendas do varejo apresentou retração de mais de 6,1% em dezembro de 2020, em relação ao mês anterior. Dentre os produtos que sofreram baixas nas vendas estão os eletrodomésticos. 

O segmento de eletrodomésticos registrou queda de 3,7%, considerando o mesmo período citado. A queda nas vendas foi apontada pela mesma pesquisa do IBGE.  

As vendas de purificador de água, por exemplo, também sofreu queda no comércio, embalada pela retração dos eletrodomésticos em geral. A baixa das vendas do aparelho se deve a diversos motivos. 

Primeiramente, o varejo sofreu uma retração geral no período devido aos impactos econômicos da pandemia. Por exemplo, o fim do auxílio emergencial e a redução na renda das famílias são alguns fatores.

Assim, os purificadores, mesmo sendo aparelhos úteis, foram retirados da lista de compras dos brasileiros. A população passou a dar prioridade para itens de alimentação, saúde e de higiene e limpeza.

 

Chegada das chuvas em dezembro impulsiona queda nas vendas 

Além disso, com a chegada do mês de dezembro, que marca o início do período de chuvas, o purificador de água costuma ser menos procurado. Não há pesquisas específicas para esta retração no comércio, mas é um fator relevante para o segmento.

Isto porque com a água em abundância, em razão das chuvas, é comum que as pessoas dêem preferência por aparelhos mais baratos do que o purificador de água. Um exemplo são os filtros simples de água, que chegam a custar menos da metade do preço de um purificador. 

Também, há a popularização da cultura do reaproveitamento. Assim, o purificador de água de modelo para indústria, por exemplo, também sofre queda nas vendas nos meses de dezembro, com o aumento das chuvas. Ou seja, a água das chuvas é reaproveitada sem o uso do equipamento.

Dessa forma, o segmento deve continuar sofrendo retrações até o mês de abril, aproximadamente. No caso, devido às chuvas serem mais intensas neste período, além dos impactos da pandemia – que parecem ter feito o varejo dos eletrodomésticos sofrer ainda mais queda nas vendas.   


Na contramão do purificador de água: vendas subiram em outros setores 

Enquanto isso, o setor de supermercados, em dezembro de 2020 apresentou alta de quase 5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O índice só ficou atrás do ano de 2012, onde o crescimento das vendas foi de 8,4% em relação a 2011.  As pessoas costumavam pesquisar qual melhor purificador de água, porém, essa pesquisa teve queda de 45% no final de 2020 até o primeiro mês de 2021. 

Também na contramão da queda nas vendas dos eletros e do purificador de água, vem o segmento de higiene e limpeza. De acordo com a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o setor teve alta de cerca de 18% em dezembro de 2020 - no comparativo com o mesmo mês do ano anterior.

 

Vantagens do Purificador de água

Mesmo com a queda nas vendas, o equipamento é um excelente aliado para a saúde e a economia. Veja:
 
    Proporciona água mais pura do que os filtros;

    O purificador de água é econômico, pois gasta pouca energia; 

    Ajuda a preservar o meio ambiente, já que dispensa a compra de galões de água;

    É super prático para o dia a dia;

    O purificador de água proporciona água fresca e gelada a qualquer hora;

    Não precisa ser reabastecido, como o filtro de água, pois é ligado diretamente na rede hidráulica;

    Os fabricantes, em geral, oferecem garantia extensa - o que deixa o consumidor assegurado contra defeitos e problemas;

    Possuem designs cada vez mais modernos. Assim, o purificador de água passa também a ser uma peça decorativa.  

    Mesmo sendo um eletrodoméstico de alta tecnologia, ele é simples de instalar e de manusear. Também pode ser trocado facilmente de local.