Geral

Bolivianos movimentam comércio de Corumbá

Associação Comercial diz que vizinhos bolivianos representam até 70% das vendas no comércio

5 FEV 2021 • POR Mariana Conte • 10h36
Bolivianos aquecem o comércio em Corumbá - Foto: Mariana Conte

Quem passa pelo Centro de Corumbá percebe uma grande movimentação dos vizinhos bolivianos andando a pé ou de carro nas ruas. O motivo desse movimento são compras no centro comercial da Cidade Branca.

De acordo com o presidente da Associação Comercial de Corumbá, André Campos, as compras dos vizinhos bolivianos representam de 30% a 70% das vendas, dependendo do segmento. Segundo o presidente da ACIC os bolivianos fazem o consumo em vários segmentos, como hotéis, restaurantes, turismo. “E o comércio em geral, como roupas, calçados e eletrodomésticos”, afirmou.

André Campos ressalta que o movimento dos vizinhos bolivianos no comércio de Corumbá é de suma importância. “Pois o consumo dos turistas bolivianos no município de Corumbá movimenta a economia da cidade, principalmente no momento de crise durante a pandemia. Isso traz consequências positivas como a manutenção e abertura de novos postos de trabalho, bem como novas empresas.

O gerente da Loja Avenida em Corumbá, Misael Martins disse que os bolivianos estão comprando não somente para consumo mas também para revenda. “Com a pandemia muitos bolivianos que faziam compras em São Paulo optaram por fazer na cidade vizinha e isso trouxe um aumento nas vendas do comércio local. Aqui na loja atendemos bolivianos não só da fronteira mas também de Santa Cruz e Cochabamba. Isso traz um saldo muito positivo para o comércio local o que ajuda a enfrentar a crise da pandemia”, contou.

O presidente da ACIC frisa que o movimento dos vizinhos bolivianos também evitou demissões e estimulou até contratações em alguns setores.