Geral

Energisa inicia Projeto de Eficiência Energética na Base Fluvial em Ladário

Projeto prevê economia anual de 262,86 MWh/ano e obras começam ainda neste primeiro semestre

15 JAN 2021 • POR Mayara Martins - Assessoria • 08h16

A Energisa MS oficializou a implantação do Projeto de Eficiência Energética na Base Fluvial de Ladário (MS). A parceria entre a concessionária de energia e a União, por intermédio da Base Fluvial de Ladário, foi assinada em 16 de dezembro de 2020.

Os recursos são do Programa de Eficiência Energética (PEE) da concessionária, que segue regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Com investimento previsto na casa dos 600 mil reais, a distribuidora informa que o projeto deve gerar uma economia anual de 262,86 MWh. Essa economia atende em média 100 unidades consumidoras, com  consumo mensal de 220 kWh/mês.

As ações preveem a eficiência energética dos sistemas de iluminação e condicionamento de ar, por meio da substituição de luminárias e lâmpadas convencionais por 224 luminárias e lâmpadas de alta eficiência e substituição de equipamentos de ar condicionado de baixo rendimento por 31 aparelhos novos mais eficientes, e instalação de sistema fotovoltaico.

“Devemos começar o projeto dentro de 90 dias e essa parceria é de suma importância não só para gerarmos menos consumo e desperdício para a Base Fluvial, mas principalmente para otimizarmos a rede na região”, ressalta o diretor-presidente da Energisa em Mato Grosso do Sul, Marcelo Vinhaes.