Geral

Corumbá: Chuva causa estragos em residências

13 JAN 2021 • POR Mariana Conte • 11h02
Capital do Pantanal

As chuvas intensas e fortes enxurradas que ocorreram na madrugada desta quarta-feira, 13 de janeiro causou verdadeiros estragos em várias residências de Corumbá com perdas e danos de materiais.

Os bairros mais afetados foram Cristo Redentor, Popular Velha, Aeroporto, Maria Leite e Cravo Vermelho 1, 2 e 3.

Dona Josefa dos Santos de 54 anos, moradora do Cravo Vermelho 3 contou que teve a perda de vários materiais. “A forte chuva inundou minha casa. Perdi sofá, colchões, a minha geladeira e até alguns documentos importantes molharam. Ainda estamos tentando tirar a água de casa”, relatou.

De acordo com a moradora do bairro Cristo Redentor, Aparecida de Souza, de 48 anos disse que o asfalto que foi feito recentemente na alameda Santa Rosa foi destruído pela força da água. “Aqui a chuva causou um verdadeiro desastre, tivemos perda de praticamente todos os móveis. As casas ainda estão muito alagadas.

O CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) registrou mais de 187 milímetros que caíram na cidade só nas últimas 8 horas, provocando transtornos para centenas de moradores. O previsto para todo mês de janeiro é de 145,4 milímetros. Segundo o meteorologista Nathálio Abrãao, a região com maior volume de chuvas no Estado, no monitorado até as 4h30, foi Corumbá que registrou enchentes em toda a cidade. “Na região da prainha do Porto Geral choveu 158,6 mm e no aeroporto foram mais 123,2 mm”.

Desde a madrugada o Corpo de Bombeiros trabalha nas ocorrências causadas pela chuva. A equipe recebeu mais de 50 solicitações relacionadas a pontos de alagamento, assim como retirou vários moradores das suas residências impossibilitados de sair devido a invasão da água nas casas. Adultos, idosos, crianças, bebê e até animais foram resgatados.

Outro atendimento relacionado a intensas chuvas desta madrugada foi o corte de uma árvore da espécie Arumita em uma residência. Devido ao solo encharcado a árvore veio cair impedindo a entrada e saída dos moradores da casa.

Chuva alagou casas causando perda de móveis e materiais Fotos: Capital do Pantanal