Geral

ProUni oferta 162.022 bolsas na primeira seleção de 2021

9 JAN 2021 • POR Agência Brasil • 12h54

Com a chegada do período chuvoso a população deve redobrar os cuidados com os focos da dengue. Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, Corumbá

teve 4.158 notificações da doença em 2020. Os bairros com maior incidência foram: Centro, Guanã, Popular Velha, Dom Bosco e Aeroporto.

Como explica o Secretário de Saúde, Rogério Leite, “nossa região é endêmica, esta é uma doença que conhecemos de longa data, o ovo do Aedes Aegypti pode sobreviver até 450 dias sem água, e com as chuvas ocorrem a eclosão, uma fêmea pode dar origem a 1.500 mosquitos durante a sua vida”.

O Chefe do Executivo Municipal, Marcelo Iunes conta que solicitou ao Ministério da Saúde a inclusão do município no Projeto Wolbachia. “Nós solicitamos ao Ministério inclusão da nossa cidade no Projeto Wolbachia, que é uma metodologia que introduz a bactéria no mosquito impedindo que os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela se desenvolvam no inseto. Porém, ainda vão finalizar os testes nas cidades pilotos e quando houver a expansão Corumbá deverá ser beneficiada”.

Mutirão da Dengue

O mutirão de limpeza da Secretaria de Saúde continua a ocorrer, neste final de semana os agentes realizarão bloqueio mecânico, retirada de pequenos depósitos, colocação de telas em caixas d’ água e cal. Confira o cronograma abaixo:

Dia 09, sábado, nas ruas Silva Jardim, Tenente Melquíades, Rio Branco, no Centro.

Pelo número 3233-2783, a população corumbaense pode informar sobre casos de dengue na cidade, inclusive com denúncias sobre focos do mosquito Aedes aegypti. O telefone funciona das 8h às 18h, sem horário de almoço, aos sábados, domingos e pontos facultativos.