Geral

Nutricionistas alertam para cuidados com excesso na ingestão das delícias natalinas

Segundo o Guia de Alimentar para a população brasileira, o ideal é que a base da nossa alimentação seja composta por alimentos in natura ou minimamente processados

24 DEZ 2020 • POR Mariana Conte • 12h26
Márcia Travessoni

Como já sabemos o Natal é a data comemorativa marcado pela tradicional Ceia que é repleta de alimentos deliciosos mas ricos em gordura, açúcar e sal. É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem “não comerei nada o dia todo para me esbaldar na ceia”, não é mesmo.

Porém a nutricionista Aline Nascimento de Moraes dá outra dica, não pular refeições para não exagerar na ceia e aproveitar o momento, afinal, certos alimentos só temos essa época do ano para nos deliciarmos. “O problema é que se fosse para comer apenas nos dias 24 e 25, 31 e 01, não haveria problema algum, a questão é que sobra comida e acabamos comendo a ceia muito calórica a semana inteira. Não se deve dispensar uma saladinha de folhas cruas, é importante começar com um pouco de salada para ajudar o intestino funcionar melhor e evitar que alimentos não tão saudáveis sejam absorvidos”, explicou.

Ela ainda orientou sempre fazer a composição da ceia com frutas da época. “Além de serem mais baratas são ricas em fibras, adicionem uma fruta nos pratos tradicionais, por exemplo: manga em uma saladinha, ou abacaxi (rico em bromalina que ajuda na digestão de proteínas) ou então adicionar frutas em uma tradicional farofa”, detalhou.

Segundo o Guia de Alimentar para a população brasileira, o ideal é que a base da nossa alimentação seja composta por alimentos in natura ou minimamente processados. “Por isso, faça que sua ceia seja repleta de verduras, legumes, tubérculos e raízes e além das carnes brancas como aves natalinas ou carnes suínas, diminuir as linguiças, calabresas, enlatados, defumados”, exemplificou a nutricionista Aline, que ainda completou. “Aquelas pessoas que convivem com alguma doença crônica como diabetes e hipertensão, atente-se para as recomendações dietéticas e selecionem alternativas com restrição de sódio ou açúcar, usar temperos naturais como alho, cebola, cheiro verde ao invés do sal e evitar alimentos processados ou ultra processados ajuda muito a controlar a ingestão de sódio”.

Aline frisou que se optarem por bebidas alcóolicas, lembrar sempre de se hidratar, com água, sucos, água de coco antes, durante e depois da ceia. “O ideal é não deixar de aproveitar a data, mas sem exageros, com muito cuidado e seguindo sempre as recomendações das autoridades sanitárias”.

A nutricionista e clínica funcional Ruth Inácio da Silva lembrou que as festas de fim de ano são regadas com alimentos típicos e variados e para evitar azia e mal estar disse que é fundamental as pessoas a não comerem em grande quantidade. “Principalmente carnes, vinhos, doces, nozes e castanhas. A dica é acrescentar variedades de frutas naturais da época e frescas e higienizadas, como também sucos naturais para facilitar a ingestão pelo organismo”, afirmou.

A profissional Ruth ainda deu sugestões para aqueles que caso tenham exagerado nas delícias natalinas. “Passou da conta e acordou com azia ou com a tal da ressaca a dica é apostar numa alimentação mais leve no dia seguinte, priorizando vegetais, frutas e bastante líquido, lembrando mais uma vez que tudo sempre higienizado”, comentou. 

Nutricionista Aline orienta sempre fazer a composição da ceia com frutas Foto: Arquivo Pessoal

 

 

Ruth reforça que todos os alimentos devem estar sempre higienizados Foto: arquivo Pessoal