Geral

Suíça é primeiro país a autorizar uso padrão da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Até o momento, países liberaram apenas o uso emergencial para os imunizantes contra o coronavírus

19 DEZ 2020 • POR G1 • 10h54

A Suíça autorizou neste sábado o uso da vacina da farmacêutica Pfizer em parceria com a BioNTech contra a Covid-19, anunciou a autoridade reguladora nacional de saúde Swissmedic. É a primeira vez que uma vacina contra o coronavírus é autorizada para o uso padrão, ou seja, não emergencial. 

Faça o teste: Qual é o seu lugar na fila da vacina?

Dois meses após receber o pedido, a Swissmedic concedeu a autorização para a vacina em uma revisão contínua dos documentos apresentados.

"Após uma revisão cuidadosa das informações disponíveis, a Swissmedic concluiu que a vacina covid-19 da Pfizer/BioNTech é segura e seus benefícios superam os riscos", disse o órgão em um comunicado.

Pandemia no Brasil: País ultrapassa 185 mil mortes por Covid-19, aponta boletim de consórcio de imprensa

Outros países como Reino UnidoEUACanadá, Bahrein, Arábia Saudita e Chile já autorizaram o uso emergencial da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em sua população. Os EUA liberaram também o uso da vacina da Moderna. O uso emergencial é mais restrito e destinado a grupos específicos da população.

— Pudemos tomar essa decisão rapidamente, garantindo que as três condições essenciais sejam respeitadas: segurança, eficácia e qualidade — disse o diretor da Swissmedic, Raimund Bruhin.

Vacinas contra a Covid-19:  Saiba tudo sobre os efeitos colaterais, eficácia e plano de vacinação

A vacinação suíça começará dentro de alguns dias, disse o ministro da Saúde, Alain Berset, em um vídeo postado no Twitter. A prioridade de imunização será de pessoas vulneráveis, incluindo idosos e pessoas com problemas de saúde.

PUBLICIDADE