Geral

Leitos mantidos pela Prefeitura asseguram atendimento a pacientes com Covid-19

O anúncio, entretanto, leva em consideração apenas as vagas que são homologadas e financiadas pelo Ministério da Saúde

7 DEZ 2020 • POR PMC • 13h40

O boletim epidemiológico divulgado nesse domingo, 6 de dezembro, pela Secretaria Estadual de Saúde, informou que Corumbá apresenta 100% de ocupação dos leitos destinados à Covid-19. O anúncio, entretanto, leva em consideração apenas as vagas que são homologadas e financiadas pelo Ministério da Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, explicou que a Santa Casa de Corumbá ainda mantém leitos disponíveis para atendimento dos infectados pela doença. Esses leitos estão sendo custeados com recursos próprios da Prefeitura. “Todo leito de CTI é custeado pelo Ministério da Saúde. Quando começou o aumento de casos, houve a formatação e mais leitos foram habilitados e sua manutenção custeada pelo Ministério”, explicou o secretário.

“Quando o número de casos diminuiu, foi retirado o custeio dos hospitais que não tinham mais de 50% de taxa de ocupação. No caso de Corumbá, apenas dez leitos continuaram habilitados pelo Ministério da Saúde. Outros oito são custeados pela Prefeitura, que entendeu que havia a necessidade de manter esses leitos”, esclareceu Rogério Leite.

“Então, quando se divulga a taxa de ocupação, o percentual é sobre esses dez leitos habilitados pelo Ministério. A Santa Casa de Corumbá tem sim mais leitos de CTI e leitos de retaguarda com toda a estrutura necessária para atender pacientes”, assegurou o secretário municipal de Saúde de Corumbá.

Escreva a legenda aqui