Geral

Exército e Marinha confirmam apoio logístico nas Eleições 2020

12 NOV 2020 • POR Redação Capital do Pantanal • 10h12
Em Mato Grosso do Sul, tropas da Marinha e do Exército atuarão em Corumbá, Porto Murtinho e mais cinco cidades. - Divulgação/Exército

O Comando Conjunto Oeste (CCj Oeste), confirmou apoio nas Eleições Municipais 2020. Será prestado apoio logístico (Ap Log) para transporte de pessoal até regiões de difícil acesso e ações de garantia de votação e apuração (GVA),em cooperação com os Órgãos de Segurança Pública, em municípios dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

As ações, amparadas pelo Decreto Presidencial nº 10.522, de 19 de outubro de 2020, foram solicitadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e serão executadas por tropas da Marinhado Brasil e do Exército Brasileiro, sob a coordenação do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste (CCOp CMO) e do Ministério da Defesa (MD).

No estado de Mato Grosso, serão realizados os Ap Log nas zonas eleitorais de Paranatinga, Santo Antônio Leverger e São Félix do Araguaia; e as ações de GVA em Barra do Garças, São Félix do Araguaia, Vila Rica, Mirassol do Oeste, Nova Xavantina, Juara, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Cláudia, Peixoto de Azevedo, Juína, Guarantã do Norte, Brasnorte, Querência, Paranatinga e Comodoro.

Em Mato Grosso do Sul os Ap Log serão nas zonas eleitorais de Corumbá e Porto Murtinho e as ações de GVA em Bela Vista, Amambai, Ponta Porã, Caracol e Caarapó.

Cabe ressaltar que todas as medidas preventivas, em relação à não propagação do novocoronavírus nas localidades assistidas, estão sendo tomadas por parte das organizações militares empregadas na operação.

A participação do C Cj O nas Eleições 2020 se dá de forma legal, com os amparos da Constituição Federal de 1988, do Código Eleitoral, da Lei Eleitoral, da Lei Complementar nº 97, e do decreto presidencial supracitado, entre outras legislações vigentes.