Geral

Deputado Federal Trutis é detido na operação que investiga seu próprio atentado

12 NOV 2020 • POR Redação Capital do Pantanal • 08h56
Trutis deve pagar fiança e ser liberado ainda hoje. - Arquivo

O deputado federal Loester Trutis (PSL), foi detido na manhã desta quinta-feira (12) pela Polícia Federal (PF). Ele é um dos alvos da Operação Tracker da PF, que investiga suposto atentado contra o próprio deputado, ocorrido em 16 de fevereiro deste ano.  
De acordo com informações do Correio do Estado, site de notícias da Capital, Trutis foi detido por posse ilegal de armas de fogo, encontradas durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em sua casa, em Campo Grande. Ele deve pagar fiança, esclarecer os fatos, e ser libertado ainda nesta quinta-feira. As armas encontradas são de uso restrito das forças de segurança. 

Em nota, a PF confirmou que cumpre nesta quinta-feira, 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que comanda o inquérito de investigação ao atentado contra o parlamentar. A investigação está sob sigilo, porém o site da Capital já apurou que até o momento, a PF ainda não encontrou provas da autoria do atentado.

Em abril do ano passado, foi levantada a hipótese de que o atentado tivesse sido forjado, era uma das linhas de investigação da Polícia Federal, além da busca por possíveis autores.  

Trutis, no dia 16 de Fevereiro, foi às redes sociais, e reivindicou ter sido alvo de uma emboscada na BR-060, entre Campo Grande e Sidrolândia. O carro em que ele estava, um Toyota Corolla, foi alvo de vários disparos, nenhum deles acertou o deputado ou seus assessores.  

Nestas eleições para prefeito de Campo Grande, Trutis tentou candidatar-se, mas teve seu pleito indeferido pela Justiça Federal, após longa batalha com seu correligionário, o vereador Vinícius Siqueira, que assumiu a candidatura. 
Sobre a operação

A operação Tracker conta com a participação de 50 agentes e o nome faz referência ao intenso trabalho investigativo realizado pela PF em busca de provas para a completa elucidação dos fatos e identificação e dos  autores.