Geral

Debate com candidatos a prefeito de Corumbá acontece sem Marcelo Iunes e Dr. Gabriel

11 NOV 2020 • POR Gesiane Bernardo • 10h56
Debate atingiu 8,9 mil visualizações. - Reprodução Internet

O debate entre os candidatos a prefeito de Corumbá, promovido pela Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e Sinted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) com transmissão ao vivo pela página do Capital do Pantanal  no Facebook, na noite desta terça-feira (10), aconteceu sem a presença de dois candidatos. Marcelo Iunes (PSDB), atual prefeito e candidato à reeleição, e Dr. Gabriel (PSD) não compareceram.

O evento online, devido a pandemia do novo Coronavírus, iniciou sem atrasos e durou duas horas. Mediador do debate, professor Jaime Teixeira, iniciou a transmissão agradecendo a participação de Elano (PSL), Paulo Duarte (MDB), Joseane Garcia (PRTB) e Anísio Guató (PSOL), e lamentando a ausência de Iunes e Dr. Gabriel. Para o professor, ambos perderam uma grande oportunidade para prestar esclarecimentos a população, apresentar propostas e defender suas candidaturas.

A primeira fase do debate foi aberta com o tempo de cinco minutos para cada candidato se apresentar. Em seguida, os quatro tiveram cinco minutos para responderem perguntas formuladas pela organização do evento online sobre educação, saúde, transporte e outros temas importantes para a cidade.

Na segunda fase os participantes puderam fazer perguntas entre si, com direito a réplica e tréplica. Com a ordem defina por sorteio, o candidato escolhia para quem direcionava a pergunta com resposta em três minutos, réplica de 30 segundos e tréplica também de 30 segundos.

Nesta fase, os ânimos se esquentaram em alguns momentos, porém o respeito foi mantido. Ao ouvir que faz parte de um partido de extrema direita, Joseane Garcia (PRTB) afirmou para Anísio Guató (PSOL), que sua extrema direita é muito mais justa do que a extrema esquerda da qual o candidato faz parte. Joseane pediu que os eleitores pesquisem na internet o que a sigla PSOL representa e em seguida busque a sigla do seu partido, PRTB. “Defendo a Pátria, a Família e Deus”, afirmou única e primeira candidata mulher a prefeitura de Corumbá.

Elano (PSL) perguntou a opinião de Paulo Duarte sobre as sucessivas operações da Polícia Federal na prefeitura de Corumbá. Duarte respondeu que considera um absurdo alguém com tantas investigações de improbidade administrativa e corrupção ter a coragem de se candidatar à reeleição. Neste momento, o debate esquentou quando Elano acusou que Paulo Duarte tem em sua equipe pessoas investigadas e envolvidas em escândalos, e por isso não teria condição de cumprir com a administração sem corrupção que promete. Em seu direito de tréplica, em 30 segundos, Duarte destacou que responde por suas condutas e que nunca foi alvo de investigação policial, “tenho uma vida pública limpa e provei durante quatro anos, quando fui prefeito desta cidade, que é possível administrar sem desvio de dinheiro. Entrei e saí pela porta da frente”, disse o candidato.

Paulo e Elano se referem as três operações desencadeadas pela Polícia Federal em pouco mais de um mês sobre casos de desvio de dinheiro público, improbidade administrativa e nepotismo na gestão de Marcelo Iunes na prefeitura. O prefeito se posicionou como inocente por meio de nota oficial sobre todas as diligências e na última, ocorrida nesta terça-feira (10), chegou a mencionar que estranhou a investigação às vésperas da eleição, uma vez que o objeto investigado, contrato com o laboratório Citolab de propriedade de seu irmão, já havia sido cancelado e os processos arquivados no Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público Estadual.

Antes de encerrar a transmissão, a organização leu uma Carta Proposta com demandas para melhoria da educação na cidade. O documento foi entregue para todos os candidatos com o pedido especial que se eleitos levem as propostas em consideração e trabalhem de mãos dadas com a Fetems e Sindicatos de Educação.

Para finalizar a LIVE que atingiu 8,9 mil visualizações, 7,9 mil comentários e 411 compartilhamentos orgânicos no Facebook, os candidatos tiveram tempo determinado para suas considerações finais.

O vídeo do debate entre os candidatos a prefeito de Corumbá está disponível na íntegra neste link.