Geral

Fogo na Serra do Amolar atinge drasticamente a Reserva Natural Eliezer Batista

6 NOV 2020 • POR Gesiane Bernardo com informações dos Bombeiros • 09h03
Reserva Natural segue duramente atingida pelas chamas. - Divulgação/Bombeiros

Continuam os combates a incêndio em vegetação na região da Serra do Amolar, distante  do perímetro urbano de Corumbá aproximadamente 200 quilômetros pela via fluvial. A Reserva Particular do Patrimônio Natural Eliezer Batista têm sido duramente assolada pelos focos de incêndio no local.

O curto período chuvoso na região não foi suficiente para manter a vegetação encharcada e a humidade relativa do ar alta. Com a densa matéria orgânica decomposta sobre o solo e que ainda não foi absorvida pela superfície alagada devido à longa estiagem, os focos de calor persistem.

De acordo com os Bombeiros, além da ação humana há também como possíveis causas os focos de incêndio em vegetação que permeiam os limites estaduais entre Mato Grosso e MS . Conforme monitoramento por satélite o retorno dos incêndios na região do Amolar aconteceram neste último final de semana.

O Corpo de Bombeiros Militar de Corumbá, com reforço das cidades de Jardim e Aquidauana, e brigadistas do IBAMA/Prevfogo  permaneceram alojados na escola rural da Barra do São Lourenço por tempo indeterminado em atendimento a incêndios na Reserva Natural.