Geral

Bombeiros e Prevfogo permanecem na Serra do Amolar por tempo indeterminado

5 NOV 2020 • POR Gesiane Bernardo • 08h12
Equipes enfrentam batalha escaldante contra as chamas no Amolar. - Reprodução Vídeo/Bombeiros

Boletim emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul na noite desta quarta-feira (4), confirma que as equipes que combatem os incêndios na Serra do Amolar, no Pantanal, permanecerão na região por tempo indeterminado.

A operação é um esforço conjunto entre o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul e IBAMA/Prevfogo, além do reforço de Bombeiros Militares dos municípios de Jardim e Aquidauana, que chegaram no inicio da semana. O fogo no Amolar iniciou no fim de semana e segue pelo sexto dia, destruíndo a vegetação nativa do local, uma das mais preservadas do Pantanal. A região faz divisa com o Estado de Mato Grosso e qual  apresenta focos de incêndio que avançam entre os limites de ambos  Estados.

Nas imagens enviadas pelas equipes no local, percebe-se que o fogo é alto e a destruícção segue acelerada, exigindo um grande esfroço das equipes que não tem prazo para deixar a região. Ainda há possibilidade do envio de mais reforço, caso o incêndio não dê tréguas. 


Conforme o PrevFogo, a trégua sem incêndios na Serra do Amolar não durou duas semanas. O mês de outubro de 2020 registrou a maior quantidade de focos no Pantanal desde que o INPE começou a fazer o monitoramento. Foram registrados quase 2.800 focos de incêndio. Com tanto fogo, mais de 28 % da área do pantanal foi queimada apenas neste ano. Neste ano, já foram mais de 21 mil focos no bioma, o maior número em 22 anos.