Geral

Confira os dias e horários de votação e como justificar ausência

4 NOV 2020 • POR Fábio Oruê, Mídiamax • 10h37

Como um ano atípico, por conta da pandemia do coronavírus, as eleições, que geralmente acontecem em outubro, vão ser em somente na metade de novembro. Candidatos também tiveram menos tempo de campanha neste ano.

Segundo já havia divulgado o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o primeiro turno das eleições em 2020 acontecerá no dia 15 de novembro. O horário de votação também está diferente este ano, por contas das medidas de distanciamento social.

O horário de votação foi e os eleitores poderão comparecer às urnas de 7h às 17h (horário de Mato Grosso do Sul). O órgão destaca que o horário entre 7h e 10h é preferencial, para pessoas acima de 60 anos.

Nos locais em que houver segundo turno, a data é o dia 29 de novembro e novamente os horários serão os mesmo.

Como e onde justificar o voto?

Para os eleitores que não poderão votar nestas eleições, seja por qualquer motivo, há algumas formas para fazer a justificativa e continuar regular com a Justiça Eleitoral.

Umas das formas pode no mesmo dia das votações, das 7h às 17h do horário de Mato Grosso do Sul. O procedimento estará disponível exclusivamente pelo aplicativo e-Título (disponível no Google Play e App Store), e uma ferramenta de georreferenciamento permitirá a justificativa de quem estiver fora da cidade na qual vota. O mesmo vale para o segundo turno.

Nos 60 dias seguintes ao dia da votação, o eleitor faltante por qualquer motivo poderá justificar a ausência também nos cartórios eleitorais, no Sistema Justifica e pelo e-Título.

Nesses casos, será exigida a apresentação de documentos que comprovem o motivo da ausência. Após esse prazo, o eleitor faltante ficará sujeito à multa.

Para quem estiver fora do país no dia da eleição, o prazo será de 30 dias a partir do retorno ao país.