Geral

Receita Federal envia carta a 3,9 mil contribuintes de MS que caíram na malha fina

29 OUT 2020 • POR Redação Capital do Pantanal com informações do G1 • 10h10

A partir desta quinta-feira (29), a Receita Federal começou a enviar cartas a 3.996 contribuintes de Mato Grosso do Sul (MS) que tiveram a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2020 retida em malha fina. A regularização das pendências poderão ser regularizadas pelo próprio contibuinte através do e-Cac pela internet, sem a obrigatoriedade de comparecer pessoalmente em uma unidade da Receita Federal. 

As correspondências serão enviadas até 1º de novembro, e segundo a Receita a comunicação será feita somente aos contribuintes que não foram intimados nem notificados anteriormente. Junto com a pendência informada na carta, são fornecidas orientações de como proceder no caso de erro na declaração apresentada. As comunicações referem-se a casos em que as informações fornecidas apresentem divergências que podem ser solucionadas com a retificação da declaração entregue.

A declaração retida em malha fiscal apresenta mensagem de “pendência” no extrato e não é preciso aguardar convocação da Receita para ajustar as informações, a qualquer momento o contribuinte pode conferir a situação da sua Declaração e regularizar as informações pela internet. 

A Receita adverte que, caso o contribuinte não aproveite a oportunidade, poderá ser intimado para comprovar as divergências. A regularização pode evitar autuação fiscal e multas. Após receber intimação, não será mais possível fazer correção. Caso tenha imposto a pagar, o valor terá acréscimo de multa de, no mínimo, 75%.

Serviço

Para ter o resultado do processamento da declaração, o contribuinte pode acessar a página da Receita no menu "Onde Encontro?", na opção "Extrato da DIRPF (Meu Imposto de Renda)", utilizando código de acesso ou uma conta Gov.br.