Geral

Dois bolivianos tentam atravessar fronteira com R$ 1,5 mi não declarados

19 OUT 2020 • POR Gesiane bernardo com informações da RFB • 14h20
O dinheiro estava dentro de três malas. - Divulgação/RFB

Hoje, 19 de outubro, pouco depois das 7h, a fiscalização da Receita Federal no Posto Esdras, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, realizou a apreensão de R$ 1.556.910,00 em espécie não declarados.

Os viajantes, bolivianos de 30 e 20 anos, tentaram levar a quantia para o país vizinho em um táxi boliviano, mas, dado o fechamento momentâneo da fronteira em razão das eleições presidenciais no país andino, foram impedidos e tiveram que retornar para o Brasil quando foram surpreendidos pela fiscalização.

O montante estava acondicionado em três malas e, os viajantes foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal (DPF) de Corumbá para a apuração do crime em tese de evasão de divisas. A contagem só foi concluída às 13h. A Polícia Federal deve apurar a origem do dinheiro e qual será o destino dado a quantia milionária. 

A Alfândega da Receita Federal do Brasil em Corumbá reitera que o fortalecimento da fiscalização na fronteira terrestre brasileira é condição necessária para que o país possa combater diversos crimes que ocorrem rotineiramente, a exemplo do tráfico de drogas, do contrabando e descaminho e da evasão de divisas.