Geral

Personalidades políticas pedem respeito à democracia aos novos governantes da Bolívia

19 OUT 2020 • POR El Deber com tradução da Redação do Capital do Pantanal • 09h06
Maple e Choquehuanca. - APG

Várias personalidades políticas reagiram nas últimas horas, via Twitter, aos resultados não oficiais da eleição geral e que dão como vencedor, no primeiro turno, o binômio do Movimento ao Socialismo (MAS), Luis Arce- David Choquehuanca.

"Ainda não temos um cálculo oficial, mas pelos dados que temos, o Sr. Arce e o Sr. Choquehuanca venceram a eleição. Parabenizo os vencedores e peço-lhes que governem com a Bolívia e a democracia em mente", escreveu a presidente de transição, Jeanine Añez.

O ex-presidente do MAS e gerente de campanha Evo Morales havia adiantado sua vitória e da Argentina observou que "a vontade do povo foi imposta".

"Houve uma forte vitória do MAS-IPSP. Nosso movimento político terá maioria em ambas as câmaras. Devolvemos milhões, agora devolveremos dignidade e liberdade ao povo",disse ele, fechando com uma "Jallalla Bolívia".

Arce, presidente virtual eleito, também falou: "Muito grato pelo apoio e confiança do povo boliviano. Recuperamos a democracia e voltamos à estabilidade e à paz social. Unidos, com dignidade e soberania, teremos sucesso", escreveu Luis Arce Catacora.

O vice-presidente virtual eleito, David Choquehuanca, declarou, um pouco mais conciliador, que "somos todos bolívias. Vamos reabastecer nosso olhar de amor, esperança e reconciliação. Vamos trabalhar juntos e de coração para reconstruir um novo país onde olhamos novamente com respeito."

Enquanto isso, o ex-candidato à Presidência, Jorge'Tuto' Quiroga não escondeu sua desfaçamento dos resultados preliminares das urnas." Nascer do sol duro para aqueles de nós que lutam por 15 anos pela liberdade na Bolívia. Líderes da Comunidade Cidadã (CC) e Acreditamos que devem falar pela manhã, com minutos na mão, para orientar a Bolívia." Além disso, o ex-presidente dominou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para explicar por que cancelou o sistema de Divulgação de Resultados Preliminares (Direpre), delegando sua tarefa aos eleitores.

No Órgão Executivo, o ministro de Governo, Arturo Murillo, agradeceu a todas as pessoas e partidos políticos pelo comportamento do dia da eleição.

"Tivemos um dia tranquilo. Vamos esperar com essa mesma responsabilidade pelos resultados oficiais. Sempre respeitarei a democracia, quer os resultados gostem ou não, as urnas são as que falam", escreveu Murillo.

O ministro da Economia, Branko Marinkovic, reconheceu que o povo boliviano escolheu Arce e Choquehuanca como seus futuros governantes. "Pedimos que façam um governo respeitando a democracia, a liberdade e a unidade dos bolivianos", disse ele.

Por sua vez, o secretário executivo do Movimento Social Democrata (MDS), Vladimir Peña, afirmou que, novamente, Wálter Chávez (conselheiro político peruano, residente na Bolívia) levou o MAS ao governo. "Os votos do (Luis Fernando) Camacho fizeram o milagre", escreveu.

Internacionalmente, o presidente venezuelano Nicolás Maduro destacou a "grande vitória" do partido aliado. "Opovo boliviano unido e consciente, derrotado com votos o golpe que deram ao nosso irmão Evo. Parabéns ao presidente eleito Luis Arce, ao vice-presidente David Choquehuanca e ao nosso chefe indiano do Sul", disse ele, referindo-se a Evo Morales.