Geral

Moradora da Nhecolândia é resgatada de helicóptero com suspeita de fratura nos braços

14 OUT 2020 • POR Gesiane Bernardo com informações da Marinha do Brasil • 09h01
A senhora foi encaminhada para o Pronto Socorro da Santa Casa de Corumbá. - Divulgação/Marinha do Brasil

Mulher de 53 anos, moradora da região da Nhecolândia, distante 97 quilômetros do perímetro urbano de Corumbá, precisou ser resgatada de helicóptero pela Marinha do Brasil na tarde desta terça-feira (13), após sofrer queda de cavalo e apresentar suspeita de fraturas nos braços.

Segundo informações do  Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), o pedido de resgate partiu do Corpo de Bombeiros devido a distância e a dificuldade de acesso na região da Nhecolândia.

O resgate foi feito com aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), Organização Militar subordinada ao Com6ºDN, e o deslocamento foi acompanhamento por médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa). Na chegada ao heliponto do EsqdHU-61, uma ambulância do Corpo de Bombeiros seguiu com a paciente para a Santa Casa de Corumbá.

A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, feito por meio de Evacuação Aero Médica (EVAM), empregando helicópteros do Com6ºDN, é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e sua realização ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de comprovada emergência. O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, período diurno, distância, entre outros.