Geral

Incêndios estão disseminados nas quatro sub-regiões do Pantanal

13 OUT 2020 • POR Gesiane Bernardo • 11h25
Na região de Toro Morto Bombeiros tentam impedir que fogo chegue a vegetação ainda não atingida. - Divulgação/BOmbeiros

Durante todo o fim de semana estendido pelo feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, nesta segunda-feira (12), a operação de combate aos incêndios no Pantanal não parou. Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal combateram as diferentes frentes dos focos de incêndios que estão em diversos pontos das quatro sub-regiões do Pantanal e que atingem as cidades geminadas de Corumbá e Ladário.

Bombeiros combateram focos de incêndios próximo a nascentes, com o uso da técnica de fogo contra fogo e, monitoram as áreas até o confinamento e queima total da carga de combustível vegetal.

Na região do Passo do Lontra, Bombeiros desenvolvem ações preventivas para que incêndios não se propagem em vegetações ainda não atingidas. Aceiros foram criados por pelo menos 50 metros à margem do Rio Miranda até a Estrada Parque. Bombeiros permanecem na região fazendo monitoramento dos aceiros.   

Em Toro Morto, com acesso pela fazenda Caimã, uma frente de fogo foi criada na tentativa de limitar a ação do fogo. O objetivo é impedir que as chamas atravessem para o outro lado da estrada de aproximadamente 4 metros de largura. 

Segundo balanço apresentado pelo Governo do Estado de MS, até 1º de outubro, 1,408 milhão de hectares do bioma pantaneiro pertencente ao território sul-mato-grossense foram consumidos pelo fogo. Cada hectare corresponde, aproximadamente, às medidas de um campo de futebol oficial. Convertida, a área incinerada equivale a 34,6 mil quilômetros quadrados. Um território maior que Alagoas, com seus 27,8 mil km².