Geral

Contrabandista mais procurado do Brasil foi preso no Paraguai na noite deste domingo

12 OUT 2020 • POR Carol Alencar Cozzatti, Correio do Estado • 11h31
Fábio Costa, que era conhecido como Pingo, tentou se esconder dentro da churrasqueira - Polícia Nacional do Paraguai/Divulgação

A churrasqueira foi o último esconderijo de Fábio Costa, conhecido como 'Pingo' e 'Japonês' antes de ser preso em flagrante na noite deste domingo (11), a cidade de Salto del Guairá, no Paraguai, a cerca de 20 km de Mundo Novo. Considerado um dos criminosos mais procurados do país, Pingo atuava no contrabando de cigarros.

A ação reuniu a Secretaria de Operações Integradas, Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Polícia Federal de Ponta Porã, Polícia Nacional do Paraguai. 

Em 2011, Fabio, que é ex-policial militar de MS e que é acusado de corromper agentes públicos, chegou a ser preso pela Polícia Federal na Operação Marco 334, que desarticulou uma quadrilha de contrabandistas de cigarro. 

Fabio também é suspeito de participação em um ataque à casa de um inspetor da PRF (Polícia Rodoviária Federal) do Mato Grosso do Sul, em 2017, depois da apreensão de uma carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 14 milhões. De acordo com as informações das autoridades, Fabio atuava na região Centro-Oeste do Brasil e também em países do Mercosul. Além disso, ele é acusado de cometer crimes contra a vida (pistolagem), contrabando e descaminho, organização criminosa e lavagem de dinheiro.