Geral

Começa operação de prevenção a pesca predatória nos rios de MS

8 OUT 2020 • POR Gesiane Bernardo com informações da PMA • 09h46
Operação vai até às 9h do dia 13 de outubro. - Divulgação/PMA

A operação Padroeira do Brasil da Polícia Militar Ambiental (PMA) inicia às 12h desta quinta-feira (8) e, vai até às 9h da próxima terça-feira, 13 de outubro, dia seguinte ao feriado nacional que dá nome a operação.

Este ano, 270 homens estarão focados na fiscalização, sendo 140 deles diretamente nos trabalhos de atividades que envolvem recursos pesqueiros, tanto em rios, como em estabelecimentos que desenvolvem atividades com o recurso.

A operação tem por objetivo intensificar a fiscalização e prevenir a peca predatória nos rios de Mato Grosso do Sul durante o feriado da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.  

No dia 1º de outubro, a PMA iniciou já havia reforçado à fiscalização devido à proximidade do período de piracema, quando vários cardumes já se encontram formados. Razão pela qual espera-se elevado número de turistas e pescadores, devido a facilidades de captura do pescado neste período.

Com os feriados prolongados nesta semana, do dia 9 a 12, a fiscalização, que já está sendo efetuada com bastante intensidade, será aumentada nos rios, com uso de todo efetivo administrativo.

Outros crimes ambientais como desmatamento e exploração ilegal de madeira também serão combatidos duurante a operação. Foto: Divulgação/PMA

Apesar de o foco ser a pesca, com 140 Policiais trabalhando praticamente exclusivo com a fiscalização preventiva e repressiva à prática predatória, a PMA fiscaliza o ambiente como um sistema complexo em que todos os entes são importantes e precisam estar equilibrados. Dessa forma, todas as 26 Subunidades estarão alertas ao atendimento de denúncias com relação aos desmatamentos, exploração ilegal de madeira, incêndios, às carvoarias ilegais e ao transporte de carvão e de outros produtos florestais, caça, o combate ao transporte de produtos perigosos, poluição, bem como demais crimes contra a flora será intensificado, especialmente o tráfico de papagaios neste período preocupante.