Geral

Incêndio ameaça famílias isoladas no Porto Esperança

5 OUT 2020 • POR Gesiane Sousa • 09h08
Foram 20 horas de combate até os Bombeiros conseguirem controlar as chamas. - Divulgação/Bombeiros

O fim de semana foi de terror e desespero para famílias que moram no distrito de Porto Esperança, 180 quilômetros de distância da área urbana de Corumbá. No último sábado (3), moradora da região, que estava com sinal de telefonia prejudicado, só conseguiu pedir socorro aos Bombeiros através de mensagem de WhatsApp, quando o fogo já estava perto das moradias.

A maior preocupação era por conta do tempo que a equipe dos Bombeiros levaria para chegar até o local. Segundo a moradora, a ponte de madeira que dá acesso a comunidade ainda não está em uso. Os militares seguiram em viaturas até Porto Morrinho e depois, via fluvial, até o local do incêndio.

As chamas já haviam destruído propriedades rurais e estavam muito perto das casas, vídeo gravado do quintal da casa de uma das moradoras, mostra tamanha proximidade ameaçadora.

Foram 20 horas de combate até que a guarnição conseguisse conter o fogo e minimizar os danos causados. A comunidade local contribuiu durante todo o trabalho na formação de aceiros, que mantiveram o  fogo afastado das casas.

Imagem aérea mostra proximidade entre área atingida e a comunidade.  Foto: Divulgação/Bombeiros 

A área ficou sob o monitoramento dos brigadistas do Ibama e ontem, novos focos de incêndios foram controlados pelos Bombeiros com apoio da brigada de incêndio de mineradora que atua na região e bombeiro civil funcionário da empresa. Aeronave Air Tractor foi utilizada em lançamentos durante o longo do dia.