Geral

Sorteio no Fórum de Corumbá define ordem dos candidatos no horário político

3 OUT 2020 • POR Gesiane Sousa • 10h34
Fórum de Corumbá recebe represnetantes dos partidos e autoridades eleitorais do município. - Arquivo

A ordem exibição de cada partido no horário eleitoral gratuito na TV e na rádio, que inicia na próxima sexta-feira, 9 de outubro, foi definida ontem, 2 de outubro, no Fórum de Corumbá, com sorteio realizado pelo juiz da 50ª Zona Eleitoral, Marcelo da Silva Cavassara, que estava acompanhado do promotor eleitoral, Luciano Bordignon e pela chefe do cartório da 50ª Zona, Eduarda de Sá Lucena.

Este ano, o horário político, estabelecido pela Lei 9.504/97, resoluções TSE 23.610 e 23.627, será exibido até 12 de novembro, três dias antes da votação ao pleito em todo o Brasil. Serão 35 dias de propaganda eleitoral.

De acordo com o sorteio, Marcelo Iunes (PSDB), atual prefeito da cidade, é quem vai abrir a propaganda eleitoral no primeiro dia de veiculação. O partido de Iunes defende a coligação “Juntos por Corumbá” com as siglas PC do B, PDT, Podemos, PP, PSB, PV e Republicanos.

Paulo Duarte (MDB), ex-prefeito do município, será o segundo a ser exibido na tela. A coligação de Duarte, “Corumbá merece respeito”, uniu os partidos DEM, Patriota, PL, PT e Solidariedade.

Anísio Guató, candidato pelo Psol, será o terceiro no horário político. O partido decidiu por uma chapa pura, sem coligações.

Elano Almeida do PSL, será o quarto na ordem de exibição, seguido pelo candidato do PSD, Dr. Gabriel, que faz coligação com PSC e encerra a programação do primeiro dia.

A candidata Joseane Garcia do PRTB ficou de fora do horário político porque seu partido não tem representação na Câmara dos Deputados.

A ordem dos partidos será alterada diariamente, na reunião ficou definido que o partido ou coligação que encerrar a propaganda no primeiro dia, será o primeiro no dia seguinte, e assim segue durante 35 dias de horário político.  

A propaganda eleitoral será exibida diariamente das 13h às 13h10 e das 20h e 20h10 na TV. No Rádio será das 7h às 7h10 e 12h à 12h10. Vale ressaltar que o horário é estabelecido de acordo com o de Brasília e quem em Mato Grosso do Sul, há fuso horário de 1 hora.

Além dos 10 minutos de propaganda eleitoral obrigatória, os candidatos a prefeito e vereador terão direito a inserções diárias na programação, das 5h à meia-noite, com tempos de 30 a 60 segundos. Dos 70 minutos diários, 60% serão destinados para candidatos a prefeito e 40% para os concorrentes a Câmara Municipal.