Geral

Novas aeronaves chegam em Corumbá para reforço da operação Pantanal

29 SET 2020 • POR Redação Capital do Pantanal • 15h43
Aviões modelo Air Tractor podem carregar até 2 mil litros de água aproximadamente. - Divulgação/Bombeiros

Chegou na manhã desta terça-feira (29), no Aeroporto Internacional de Corumbá, mais três aeronaves que irão reforçar o combate a incêndios no Pantanal.

O helicóptero da  Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, será utilizado para o transporte e voos de reconhecimento de áreas atingidas pelo fogo. Os dois aviões de pequeno porte, Air Tractor, serão empenhados em pulverizações na agricultura e combate à incêndios diretamente.

Segundo os Bombeiros, cada avião tem capacidade para  transportar e lançar aproximadamente  dois mil litros de água. Seu ponto base pode variar de acordo com a demanda de cada região do Pantanal, sendo requisito indispensável que o local tenha uma pista de pouso de fácil acesso ao abastecimento de água. Caminhões pipa e piscinas serão utilizados para armazenar e abastecer de água as aeronaves Air Tractor.

Caminhões pipa abastecem aviões que realizam lançamentos de água sobre incêndios. Foto: Divulgação/Bombeiros

Também nesta terça-feira, 120 brigadistas do Distrito Federal e de Santa Catarina chegaram na cidade para integrar equipe, que está a mais de uma semana acampanda na região do Amolar lutando contra focos de incêndio que já ultrapassam dos mil. Último relatório apresentado pelo Ibama, estima qu epelo menso 23% do bioma pantaneiro já foi destruído pelas queimadas deste ano.