Geral

Mulher é multada em R$ 5mil por incêndio com risco de atingir Pantanal

29 SET 2020 • POR Gesiane Sousa • 11h47
Policiais encontraram restos do incêncio provocado pela autora. - Divulgação/PMA

Denúncias de moradores levaram agentes da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Corumbá até o Distrito de Porto Esperança nesta segunda-feira (28). Mulher de 48 anos ateava fogo em resíduos sólidos com risco das chamas se alastrarem pela vegetação próxima até o Pantanal. Segundo relato de vizinhos, a autora incendia resíduos com frequência em sua propriedade.

Na localidade, equipe da PMA verificou diversos amontados de resíduos, como folhas e lixo doméstico queimados, confirmando a denúncia, embora naquele momento não houvesse o incêndio. A autora foi autuada, multada em R$ 5 mil e recebeu orientação sobre a forma correta de descartar resíduos gerados em sua propriedade.

Os alertas para o risco de descontrole das chamas em período seco são constantes, mesmo assim muitas pessoas não abandonam a prática do fogo para destruir o lixo, criar áreas de pastagens e renovar o solo para o plantio. As queimadas deste ano já destruíram 23% do bioma pantaneiro, é uma devastação.

A operação Focus da PMA desenvolve ações de prevenção e repressão aos pequenos incêndios provocados pelas pessoas em atividades rotineiras, no intuito de se evitar que se torne um grande incêndio florestal, o que é comum neste período seco.