Geral

Ato cívico celebra aniversário da cidade e homenageia vítimas da Covid-19

21 SET 2020 • POR Gesiane Sousa • 10h57
Ato cívico no Jardim da Independência não durou mais que 40 minutos. - Robson Medina

Num ano marcado pela pandemia da Covid-19, Corumbá celebra seus 242 anos sem festa e sem aglomeração. O objetivo é comemorar a data histórica com proteção a saúde dos corumbaenses, que eram acostumados com o tradicional desfile cívico militar na avenida Marechal Rondon, onde milhares de pessoas se reuniam para assistir instituições e estudantes parabenizando a cidade. Shows regionais e outros eventos também marcavam a data.

Na manhã desta segunda-feira (21), um ato cívico na Praça da Independência, fechado a poucos convidados, deu início a programação reduzida de aniversário da cidade. As bandeiras do Brasil e de Corumbá foram hasteadas no mastro do Jardim da Independência. Um medalhão de flores, colocado na estátua do Herói de Guerra, foi dedicado às vítimas do Covid-19, que segundo dados do boletim estadual divulgado ontem, já são 121 na cidade. A homenagem também se estendeu aos profissionais da Saúde, Bombeiros, Brigadistas e militares, que são merecidamente reconhecidos como heróis neste ano com tantos obstáculos.

Estiveram presentes na celebração que durou mais que 40 minutos: o Prefeito Marcelo Iunes, acompanhado da primeira dama Amanda B. Iunes; a Deputada Federal Bia Cavassa; o Presidente da Câmara de vereadores, Roberto Façanha; o Chefe de Estado-Maior do Comando do 6º Distrito Naval, Capitão de Mar e Guerra Alexandre José Gomes Dória, representando a Marinha do Brasil; o Capitão Júlio, representando a 18º Brigada de Infantaria do Exército e os secretários e diretores-presidentes da atual administração.

Autoridades políticas e militares participaram do ato cívico nesta manhã. Foto: SG Ricardo/Marinha do Brasil 

Durante todo o dia, vídeos sobre a história, cultura e culinária pantaneira serão exibidos nas mídias sociais e uma celebração ecumêmica com represnetandes de diferentes regiliões, será realizada no monumento do Cristo Rei do Pantanal. No encerramento, um belo show de luzes está programado. 

Nos vídeos, com transmissão pelas redes sociais dos estabelecimentos e dos chefs participantes, o passo a passo de pratos típicos do pantanal como: Corumbaiano (vatapá de carne de jacaré - Restaurante Rodeio), coxinha de jacaré (Restaurante Miguéis), peixes a urucum (Dolce Café), macarrão de Comitiva (Chef Carlos Espíndiola) e paçoca de carne seca (Vale do Sol - Lídia Leite). Às 12h haverá transmissão de músicas e poesias, às 14h o tema será o artesanato, às 14h30, uma homenagem dos Fusqueiros à Corumbá; às 15h um papo sobre o turismo e história da cidade. 

Encerrando o dia, às 18h, uma celebração ecumênica, no Cristo Rei do Pantanal, celebrará a data com tributo às vitimas da Covid- 19 e aos aos profissionais da saúde. O evento, sem oresença de público, atmbém vai homenagear brigadistas, bombeiros e militares que estão no enfrentamento aos incêndios no Pantanal. Uma oração pela cura da humanidade será rezlizada e em seguida um show de luzes finaliza as celebrações dos 242 anos de Corumbá.