Geral

Militares da Marinha retiram 1t de lixo da prainha do Porto Geral

19 SET 2020 • POR Gesiane Sousa com informações da Marinha do Brasil • 10h56
Durante a ação, navegantes ganharam sacolas de lixo biodegradável e foram orientados a não descartarem lixo nas águas do rio. - Ascom MB

Na manhã deste sábado (19), a Marinha do se uniu a causa do evento internacional World Cleanup Day 2020 (WCUD 2020) – Mar Limpo é Vida, e realizou um mutirão de limpeza no trecho da prainha do Porto Geral, em Corumbá. Foram retiradas das águas e da faixa de areia, duas embarcações com aproximadamente 1 tonelada de lixo.

Ao todo 30 militares participaram da ação, que concomitantemente realizavam inspeção naval e distribuíam sacolas de lixo biodegradável para os navegantes. A Capitania Fluvial dos Portos adquiriu 900 unidades das sacolas produzidas com material biodegradável, recomendadas por ambientalistas, por levarem menos tempo para se decompor no ambiente.

O “Dia Mundial da Limpeza” teve início em 2008, na Estônia, quando 50.000 pessoas se uniram para limpar todo o país, em apenas cinco horas. A data simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos, incluindo detritos marinhos. Na ação de hoje, militares retiraram grande quantidade de material pesado, como peças de embarcações, ferro e outros materiais, descartados irregularmente nas águas do rio.

Militares retiraram lixo de toda a faixa de areia da prainha. Foto: Ascom MB

A Marinha do Brasil considera que a participação da instituição no WCUD 2020, por meio dos seus militares e meios, em eventos promovidos pela Força nas praias, rios, lagos e ambientes costeiros do país, contribui para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica por embarcações, além da conscientização de que as medidas adotadas concorrerão para o fomento sustentável da economia do mar e preservação da Amazônia Azul.