Geral

Dicas para uso consciente da água durante a estiagem

16 SET 2020 • POR Redação • 14h08
O processo de tratamento da água é criterioso e caro, por isso use racionalmente e evite qualquer desperdício. - Divulgação

Com a temperatura na casa dos 37 graus e sensação térmica de 40 graus, o clima seco que vem castigando grande parte da região Centro Oeste do Brasil, tem deixado autoridades em alerta. De acordo com meteorologistas, os registros apresentados em Mato Grosso do Sul (MS) já identificam o período como sendo um dos mais secos e prolongados dos últimos anos. O Pantanal sul-mato-grossense registra a maior seca dos últimos 50 anos.

A consequência de tanta incidência de calor resultou em focos de queimadas que acabaram deixando a maior área alagada do planeta em chamas. As queimadas frequentes na região já consumiram 12 por cento do total da área do Pantanal o que fez o Governo do Estado de Mato Grosso do sul decretar estado de emergência ambiental.

A falta de chuva atingiu todas as regiões de MS, o que ocasionou não só as queimadas como também o enfrentamento de um forte calor em praticamente todas as cidades do Estado.

A chuva é aguardada em baixo volume, mas ainda para a próxima semana de Setembro.

Por esta razão, a Sanesul orienta todos os consumidores sobre o uso adequado e consciente da água tratada distribuída na rede de abastecimento.

“Nossa tarefa é garantir que os reservatórios se mantenham em níveis adequados até o início do período chuvoso, evitando problemas de falta de água em todos os municípios atendidos pela Sanesul. Para que isso ocorra, necessitamos do apoio de nossos consumidores que recebem a água tratada dentro de casa. Usar a água com responsabilidade, evitando desperdício com banhos longos, lavagem de calçadas e carros, são algumas das orientações que passamos todos os anos, e que agora em 2020 devem ser observadas com maior critério e rigor”, observa Elton Teixeira – Gerente do sistema de abastecimento de água da Sanesul.

 O processo de tratamento da água é criterioso e caro, por isso use racionalmente e evite qualquer desperdício:

Feche bem as torneiras após o uso Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Evite banho demorado Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar  Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas Evite lavar as calçadas e o carro com mangueira Molhe as plantas ao entardecer ou amanhecer Fique atento aos vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários