Geral

Com 2.258 novos casos em 24 horas, novo diagnóstico comprova subnotificação de Covid em MS

11 SET 2020 • POR Ângela Kempfer, Campo Grande News com adaptações de Gesiane Sousa • 11h24
Corumbá testou 90 positivos nas últimas 24 horas. - Divulgação

Os números desta sexta-feita (11) sobre a covid-19 em Mato Grosso do Sul (MS) comprovam que a pandemia tem números oficiais bem menores que os reais. Até agora, apenas testes laboratoriais de sangue e swab eram aceitos como diagnóstico. Com a entrada de exames clínicos e diagnóstico por imagem, com uso de raio-x e tomografia de pulmão, hoje os números saltaram.

São 2.258 casos de uma só vez em Mato Grosso do Sul, depois de revisão feita nos municípios, um acréscimo de 4%. A curva sobe para 58.304 infectados. Esse registro fez saltar também a média móvel dos últimos 7 dias de contaminações, da casa dos 700 para 842 casos ao dia.

 "Os municípios começaram a fechar seus casos com esses novos critérios, estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Mais uma vez, a gente preza pela clareza e pela transparência de dados. Ajustes são necessários" 

Campo Grande continua no topo da tabela de testagem diário com 1.631 novas notificações em apenas um dia, Corumbá subiu para segunda posição com 90 positivos em 24 horas e o município de Juti, que não aparecia entre os que mais testam diariamente, agora está na terceira posição da tabela com 87 confirmados nas últimas 24 horas. 

Também voltou a crescer a quantidade de pessoas hospitalizadas. São 514 no total, com 225 em UTIs. "Há muito tempo não tínhamos menos de 500. Ontem foi apenas um suspiro", comentou a secretária-adjunta de Saúde, Christinne Maymone".

Já os outros índices seguem em queda. São 11 mortes desde ontem: 5 na Capital, 1 em Paranaíba, 1 em Dourados, 2 em Anastácio e outros 2 em Corumbá, onde um homem de 50 anos e uma mulher de 49 faleceram na última terça-feira (8). A média móvel de óbitos, que superava os 14 sepultamentos dia, hoje está em 13,7.