Geral

MS pode participar de testes para vacinas da Covid-19

10 SET 2020 • POR Gesiane Sousa • 14h25
Resende acredita poder anunciar parceria para participação nos testes já na próxima semana. - G1 MS

A afirmativa foi feita pelo próprio secretário de estado de saúde, Geraldo Resende, durante coletiva nesta quinta-feira (10). Segundo o secretário, Mato Grosso do Sul (MS) está em um momento crítico da pandemia, os casos estão entrando em desaceleração. Tendência observada pela redução na taxa de ocupação hospitalar, aumento no número de recuperados e redução da média móvel.

O boletim de hoje registrou 701 novos casos confirmados, porém já  houve dias desse número ultrapassar mil positivos em 24 horas. Nos últimos sete dias, a média móvel caiu para 638,7 registros por dia. O percentual de  pessoas recuperadas subiu  para 87,9%, totalizando 49,280 curados.

A taxa de ocupação de leitos clínicos está em 33% e de UTI em 54%. Em declarações durante esta semana, a secretaria de saúde estadual já afirmou que há pelo menos 10 dias não houve necessidade de abrir novos leitos.

O secretário atribuiu esses resultados a unidade construída entre o governo e as prefeituras para o enfrentamento da doença. Ressaltou, no entanto, que a Covid-19 ainda não foi vencida e que não se pode afrouxar as medidas de isolamento social e de higiene. Lembrou que em várias partes do mundo onde isso ocorreu, a doença voltou e muito forte.

Segundo o site G1, Rezende afirmou que somente vai haver segurança absoluta quando uma vacina estiver disponível. Aproveitou o comentário para revelar que o governo do Estado está conversando com algumas instituições que pesquisam o desenvolvimento dessas vacinas, para que os estudos sejam realizados também em Mato Grosso do Sul. Ele acredita que na próxima semana já poderá anunciar essas parcerias.