Geral

Libras e Empreendedorismo são incorporados ao currículo das escolas estaduais de MS

9 SET 2020 • POR Redação Capital do Pantanal • 09h56
Os conteúdos serão incorporados nas disciplinas já existentes. - Divulgação SED

Há tempos educadores discutem e são a favor de incluir na grade escolar, conhecimentos que preparem os alunos para vida. Nesta quarta-feira (9), Leis publicadas no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul (MS) deu um importante passo na tendência de uma educação mais ampla e moderna, atual as necessidades do mercado e do cotidiano. Os temas Empreendedorismo e Libras passarão a fazer parte da grade curricular das 355 escolas estaduais de MS.

As leis publicadas hoje em Diário, entram em vigor na data da publicação e devem ser regulamentadas em até 180 dias, com efeitos a partir de 1º de janeiro de 2021, ano letivo o qual na prática os temas devem ser inseridos na grade dos estudantes.

No assunto Empreendedorismo, os professores deverão trabalhar o desenvolvimento de habilidades e competições para sua absorção no mercado de trabalho; ética, livre iniciativa, sustentabilidade e cooperação;  educação financeira, cultura organizacional, gestão de negócios e de mercado; e capacidade de gestão e inovação.

Para Libras, os componentes curriculares poderão ser inclusos na etapa do Ensino Médio, em caráter complementar. O tema deverá ser abordado seguindo a área do conhecimento à qual se relaciona, a partir de abordagens conceituais, históricas e culturais, evidenciando a sua importância no contexto da inclusão social.

Os conteúdos programáticos dos novos temas serão elaborados pela SED (Secretaria de Estado de Educação) e oferecidos de forma transversal. De acordo com o MEC (Ministério da educação), os conteúdos dos temas transversais são incorporados  nas disciplinas já existentes na escola, podendo ser abordados por meio de palestras e ouros métodos dinâmicos e atrativos aos estudantes.