Geral

Número elevado de autuações prorroga fiscalização nos rios por mais 24 horas

8 SET 2020 • POR Gesiane Sousa • 10h46
Mais de 45 redes já foram retiradas dos rios do Estado. - Divulgação PMA

A operação “BIG FISH II”, realizada em conjunto pela Polícia Militar Ambiental (PMA) e Imasul, em fiscalização à pesca predatória nos rios de Mato Grosso do Sul (MS), foi prorrogada por mais 24 horas. Iniciada às 8h de sexta-feira (4), o planejamento era encerrar as atividades hoje, porém devido ao alto índice de notificações, a PMA decidiu estender a operação até às 8h de amanhã, quarta-feira (9).

Até agora, os 130 Policiais e fiscais do Imasul, que trabalham na operação, autuaram mais de 30 infratores por pesca ilegal. Num comparativo com a operação Corpus Christi, ocorrida no mês junho, com dois dias a mais de fiscalização, foram autuadas 24 pessoas por pesca ilegal.

Outro motivo da prorrogação, é a grande quantidade de redes de pesca, anzóis de galho e espinheis (petrechos proibidos) que estão sendo encontrados e retirados dos rios. Mais de 45 redes já foram retiradas, algumas delas com muitos peixes mortos enroscados.
Segundo a PMA, os números são inesperados. Outras muitas irregularidades contra a fauna e a flora estão sendo flagradas nesta operação, que terão os números divulgados amanhã, após o encerramento das atividades.