Geral

Visita sindical registra baixo efetivo de agentes no presídio de Corumbá

4 SET 2020 • POR Redação Capital do Pantanal • 13h27
Santiago, presidente do Sinsap/MS visitou as unidades mascunila e feminina dos presídios de Corumbá nesta quinta-feira (3). - Divulgação Sinsap/MS

A visita do presidente do Sinsap/MS (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária do Estado de Mato Grosso Do Sul), André Luiz Santiago, aos presídios de Corumbá nesta quinta-feira (3), registrou o baixo efetivo de agentes penitenciários disponíveis para o trabalho.

Segundo Santiago, que já havia denunciado a situação em ofício enviado a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) no final de agosto, não há uma estratégia adequada para a situação de emergência imposta pela Pandemia. “Com 11 servidores afastados e ainda na metade do período de afastamento, a falta de efetivo é um problema real que precisa ser resolvido dentro do presídio em Corumbá. Não houve um planejamento emergencial por parte da AGEPEN para resolver a situação, medidas paliativas de horas extras não estão sendo eficientes”, explica o Presidente do SINSAP/MS, André Santiago.

Santiago relembrou ainda a tentativa de fuga de dois detentos do masculino, na última terça-feira, 1º de setembro. Para o presente do Sinsap, os presos estão encontrando oportunidades para escapar, por conta da fragilidade na segurança gerada pelo baixo efetivo de agentes na unidade. "A situação só não está pior diante da excelente postura de trabalho dos servidores e da própria direção da unidade", reforça André Santiago.

Em resposta, à Agepen afirma que destinou mais 50 vagas de horas extras ao presídio para ajudar no reforço da equipe e, que além disso, o Governo nomeou 253 aprovados em concurso, que serão empossados e isso ajudará a elevar o efetivo no local.