Geral

Mutirão de testagem no presídio de Corumbá deve iniciar ainda esta semana

1 SET 2020 • POR Gesiane Sousa • 11h55
Já são 17 positivos entre os internos no presídio masculino. - Arquivo

A secretaria estadual de saúde atendeu a solicitação da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e disponibilizou 4 mil testes rápidos para testagem em unidades prisionais do Estado. Considerada prioridade devido os 17 positivos confirmados entre a massa carcerária, o presídio masculino de Corumbá já teve sua primeira cota enviada e um mutirão de testagem deve iniciar ainda esta semana.

De acordo com a Agepen, mil testes rápidos foram enviados para os presídios masculino e feminino de Corumbá e, todos os internos, internas e servidores serão testados. A informação traz alento para as famílias que protestam pela preservação da saúde dos detentos nas unidades.

Desde sábado, 29 de agosto, familiares têm comparecido no presídio masculino reivindicando por melhores condições de isolamento e saúde aos detentos. As famílias afirmam que demoraram para serem informadas sobre a testagem positiva e desconfiam de que os privados de liberdade não estão sendo medicados, nem isolados como é orientado pelos protocolos de saúde.

Famílias de detentos reivindicam direitos na porta do presídio desde sábado, 29 de agosto. Foto: Enviado por leitor

O site Capital do Pantanal, acompanha o caso desde o inicio, e apurou as acusações feitas pelas famílias junto a Agepen. A agência afirma que entende a preocupação das famílias e que estão tratando a situação com muita seriedade e responsabilidade, não só em Corumbá, como em todas as unidades. A agência destacou ainda, que Corumbá está com total prioridade no momento.

De acordo com a chefe da Divisão de Saúde da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, a triagem em massa permitirá uma identificação geral, para que a unidade realize de forma mais efetiva a separação e os cuidados necessários.

Conforme relatório diário informados pelas unidades prisionais, até o momento, 17 casos entre os reeducandos e seis entre agentes foram constatados na unidade masculina de Corumbá. Detento de 38 anos, que chegou a ser encaminhado para internação na Santa Casa, já teve alta e está recebendo cuidados na unidade prisional. No presídio feminino, até o momento, não foram detectados casos positivos entre as detentas.

Dados do Comitê da Agepen de Enfrentamento à Covid-19, apontam que até o dia 31 de agosto 868 casos positivos da doença foram contatados entre os custodiados de todo Mato Grosso do Sul, dos quais cerca de 71% já estão recuperados; entre os servidores foram 146 positivados, destes apenas 18,5% ainda estão em tratamento.