Geral

Massa de ar frio deve atingir Mato Grosso do Sul a partir de sexta-feira (21)

19 AGO 2020 • POR Gesiane Sousa com informações do CENAD • 09h33
Chuva esperada pode ajudar no combate as queimadas no pantanal. - Divulgação

Após meses de severa estiagem, parece que finalmente a chuva vai cair pesado em Corumbá, pelo menos é o que alerta o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), que em conjunto com órgãos de monitoramento e previsão meteorológica, comunicou em nota técnica enviada no final desta terça-feira (18), a incursão de uma forte massa de ar frio que chegará pelo Sul do país, e favorecerá o declínio acentuado de temperatura. Segundo o Instituto, geadas generalizadas podem acontecer já na madrugada de quinta-feira, 20 de agosto.

A previsão de chuva favorece a cidade de Corumbá, que sofre com a maior seca dos últimos tempos no Pantanal. Do final de julho, quando o Governo do Estado decretou estado de urgência ambiental em MS e, teve inicio o apoio federal no combate as queimadas, já foram destruídos um milhão e cem mil hectares de vegetação do cerrado brasileiro, área equivalente a 9 vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro, conforme o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

A espera da chuva, o pantaneiro de Corumbá e Ladário, sofre com a invasão da fumaça na cidade, que ficou cinza por dias. Problemas respiratórios foram agravados e unidades de saúde ficaram lotadas, o que num momento de pandemia não é nada positivo.

Em nota, com alerta de frio intenso e queda nas temperaturas, a partir desta sexta-feira (21), o frio avança rapidamente sobre áreas das regiões sul, sudeste, centro-oeste e norte, promovendo declínio de temperatura bastante acentuado.

Imagem do Inmet

Em Mato Grosso do Sul a temperatura pode cair até 10ºC entre sexta e sábado (21 e 22), além da tão sonhada chuva, que pode ajudar na situação das queimadas no bioma pantaneiro, que segundo o Centro de Controle da Marinha do Brasil, quem coordena a operação Pantanal II, está controlada, sob observação ao surgimento de novos focos de incêndio. O frio e a chuva deve durar até domingo (23) e no inicio da próxima semana as temperaturas devem elevar gradativamente.

No Sul do país, estão previstas geadas e até queda de neve em cidades como Santa Catarina e Rio Grande do Sul.