Geral

Curso treina médicos para atendimento emergencial de Covid-19

8 AGO 2020 • POR Sylma Lima • 12h41
Médicos experientes e renomados compartilham conhecimento para melhorar atendimento à pacientes da Covid. - Capital do Pantanal

O médico geriatra Alessandro  Falchembak, da clínica Sênior em Campo Grande, está ministrando cursos de atendimento emergencial aos pacientes com Covid-19 em vários municípios do Estado de Mato Grosso do Sul (MS).

Dr. Alessandro e o hospital Marechal Rondon de Jardim, está nesta manhã de sábado  (8) em um treinamento intensivo com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, capacitando para atendimento de entubação, sedação, analgesias em UTI e manejo de vias aéreas . O curso também é indicado para fisioterapeutas e outros profissionais que atuam na linha de frente na pandemia .

Em Jardim tem cinco leitos de UTI com respiradores. O agravamento de casos e aumento nos óbitos fez com que os profissionais da saúde se preparassem para o curso, que teve início no dia 6 de agosto.

Dr. Alessandro atendeu o ex-senador Delcídio do Amaral, que teve além de Covid-19, Dengue e está curado. Foto: Capital do Pantanal

O geriatra atendeu o ex-senador Delcidio Amaral que teve além do Covid-19, Dengue e, a jornalista Sylma Lima de Corumbá que teve 75% dos pulmões atingidos pelo vírus. Com experiência em tratamento intensivo ele também já esteve em Corumbá onde realizou os procedimentos com os médicos do Cassems onde presta atendimento.

 A maior dificuldade das cidades do interior é a contração de médicos intensivistas, que atuam nos Centros de Tratamento Intensivo (CTI), por isso a importância da participação de todos os profissionais da saúde, que com o treinamento, adquirem conhecimento para atuar com mais segurança no enfrentamento da Covid.

Segundo dados do último boletim epidemiológico, emitido nesta sexta-feira (7), MS tem 29.988 casos confirmados, sendo 5.353 em isolamento domiciliar, 23.646 recuperados e 508 internados na rede pública e privada. Até sexta, o Estado somava 481 mortes por Covid.