Geral

União reconhece situação de emergência das queimadas em Corumbá e Ladário

6 AGO 2020 • POR Gesiane Sousa com informações da Ascom PMC • 10h04
Incêndios tem piorado qualidade do ar e aumentado problemas respiratórios na população. - Divulgação

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu a situação de emergência em Corumbá e Ladário, devido incêndios florestais que atingem a região. A Portaria nº 2.127, de 05 de agosto de 2020, foi publicada no Diário Oficial da União de hoje,  6 de Agosto.

De acordo com o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente ano, Corumbá já totaliza 3.179 focos de queimadas e segue liderando o ranking nacional em 2020.

O combate aos incêndios ambientais no Pantanal de MS conta com reforço federal, por meio do envio de tropas militares e aeronaves, desde o dia 25 de julho. O reforço foi possível após do governo de MS decretar situação de eergência ambiental por 180 dias. Equipes do Ministério do Meio Ambiente e das Forças Armadas, juntamente com forças estaduais, atuam na região desde a segunda quinzena de julho.

O Comitê Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Pantanal de Corumbá, reestruturado pela prefeitura em julho, contribui com as ações de planejamento estratégico para amenizar os efeitos.  O órgão colegiado é formado por Fundação do Meio Ambiente do Pantanal; Secretaria Municipal de Governo; Agência Municipal de Proteção e Defesa Civil; Câmara Municipal de Corumbá; Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/Prevfogo); Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul; Polícia Militar Ambiental (PMA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embraba PantanaO reforço l) e Sindicato Rural de Corumbá/MS.

No último dia 28 de julho, o prefeito Marcelo Iunes se reuniu com os secretários estaduais Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar/MS, coronel Joilson Alves do Amaral, e o superintendente do Ibama no estado, coronel Luiz Carlos Marchetti. No encontro foram avaliadas as ações de combate aos focos de queimadas na região realizadas até aquele momento. A Administração Municipal atua de acordo com suas atribuições e segue articulando a execução de ações para garantir a continuidade dos trabalhos de combate às queimadas.