Geral

Fakes eleitoreiros criticam procedimentos de médicos do Covid

30 JUL 2020 • POR Sylma Lima • 09h28

Pessoas estão utilizando perfis fakes no Facebook, se aproveitando da falsa ideia de anonimato da internet, para ofender e caluniar a postura de profissionais da saúde, de importante papel no combate ao Covid-19 em Corumbá. Usuários por trás de páginas fakes, que aparentemente têm interesse nas eleições municipais deste ano, fazem postagens irresponsáveis colocando em xeque a credibilidade dos profissionais da saúde, que são os verdadeiros heróis dessa pandemia.

Na última terça, 28, Manoel João postou desabafo em sua rede social sobre o assunto. Foto: Reprodução Facebook

Esta semana, o médico Manuel João, da Santa Casa de Corumbá, que está na linha de frente e é considerado referência na cidade, fez um áudio que já está circulando em todo o Estado, pedindo para que as pessoas respeitem esse momento difícil, que a doença é muito grave e letal. O médico pediu também para que levassem em consideração o sofrimento das famílias que já perderam parentes e por todas as outras que ainda convivem diariamente com o medo de perder um ente querido hospitalizado.

Capital do Pantanal · Desabafo Dr. Manoel João sobre postagens fakes
Manoel João gravou audio com desabafo sobre a exastão da equipe médica da Santa Casa. Foto: Arquivo CDP

Em relato, o médico cita que  somente ontem, quarta-feira, 29 de julho, havia entubado 14 pacientes. Dos 13 leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19, apenas quatro estão disponíveis. A rotatividade está alta no hospital, já são 35 óbitos confirmados e os respiradores já não são suficientes.

Das 35 pessoas que faleceram decorrente do Covid em Corumbá, 18 não são idosos e seis têm menos de 50 anos, o que demostra que a doença não escolhe nem faz distinção. Corumbá está implantando o kit profilático para Convid-19 para aqueles que desejam utilizar, entretanto tem que ser no início dos sintomas, porque depois que chega na fase inflamatória, quando a pessoa precisa ser entubada, a chance de vida passa a ser de apenas 20%.

No último boletim epidemiológico, divulgado pela secretaria municipal de Saúde, nesta quarta-feira (29), Corumbá tinha 1.116 infectados por Covid e 35 mortes, sendo duas delas registradas no dia de ontem: um homem de 68 anos, paciente oncológico e uma mulher de 77 anos, com histórico de diabetes, doença cardiovascular e obesidade.  Entre os que conseguiram vencer a luta contra doença, são 711.