Geral

Recuperados da Covid-19 devem ficar alertas as possíveis ‘heranças’ da doença

16 JUL 2020 • POR Gesiane Sousa com informações do texto de Theresa Hilcar da Comunicação de MS • 08h03
Cientistas concordam que a Covid-19 é algo sem precedentes no mundo inteiro. - Saul Schramm Agência Brasil

Cientistas que se debruçam sobre a pandemia concordam que a Covid-19 é algo sem precedentes no mundo inteiro.  Não há parâmetros, tudo é novo. Estudos feitos na Inglaterra chegaram à conclusão de que podem existir complicações a médio e em longo prazo. Incluindo a forte possibilidade de que a doença deixa ‘heranças’ mesmo após a recuperação. 

Em artigo publicado no periódico British Journal of Sports Medicine, especialistas preveem que 45% dos pacientes que recebem alta hospitalar necessitarão de apoio da assistência médica e social, e 4% necessitarão de reabilitação em ambiente de leito. “Temos que levar em consideração e colocar nessa equação futuras complicações”, atestam.

De acordo com o infectologista Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, mesmo quem já teve a doença deve continuar tomando cuidado. “Não temos certeza, por enquanto, de que quem teve Covid-19 uma vez não terá novamente. É importante que quem já teve a doença continue se prevenindo”.

Na cidade de Corumbá por exemplo, dos 644 casos confirmados pelo boletim municipal de saúde nesta quarta-feira (15), 375 pessoas consideradas recuperadas da Covid-19, devem manter alerta a observação as possíveis ‘heranças’  deixadas pela doença e a propagação do vírus mesmo que de forma involuntária. Isso porque as pessoas que já foram infectadas, segundo especialista, assim como as demais, podem ajudar a propagar o vírus caso não tomem os devidos cuidados. “Mesmo a pessoa que não estiver infectada, se ela colocar a mão em um lugar contaminado, ela pode carregar o vírus. Por isso é importante estar sempre higienizando as mãos, lavando com água e sabão ou com álcool 70%”, orienta.

Vale ressaltar como ocorre a transmissão do vírus

A transmissão ocorre de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:

Toque do aperto de mão; Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados e computador e etc; Durnte o período de incubação (tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por Coronavirus, que no geral levam cinco dias, mas podem ocorrer até o 14º.