Geral

Exército recebe reforço de Coxim para fiscalizar fronteiras em Corumbá

9 JUL 2020 • POR Gesiane Sousa • 10h10
Pontos de fiscalização são mantidos em sigilo pelo Exército. - Cedida ao site Capital do Pantanal

A Companhia de pelo menos 90 militares do 47º batalhão de Infantaria da cidade de Coxim (MS), chegaram em Corumbá esta semana e dede ontem, quarta-feira (8), estão atuando junto com militares do 17º Batalhão de Fronteira na fiscalização dos acessos à cidade. As ações são coordenadas pela 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira.  

O objetivo da operação é fazer valer o decreto federal que mantém as fronteiras do Brasil fechadas desde o final do mês de março. Em Corumbá, o Exército fiscaliza não apenas as estradas e acessos oficiais, mas também as chamadas “cabriteiras” e trilhas utilizadas principalmente por bolivianos, que buscam apoio médico na cidade. A prática já foi noticiada pelo site Capital do Pantanal no final de Junho e virou notícia no Jornal Nacional, da TV Globo.  

Na Bolívia, falta estrutura hospitalar, remédio e apoio social, por isso, eles se arriscam em estradas utilizadas por criminosos para pedir socorro. Quando conseguem entrar na cidade, a ajuda não é negada, a questão se torna humanitária, porém o Brasil tem o direito de proteger suas linhas territoriais para manter a ordem, soberania e garantir a eficiência total dos serviços básicos de saúde para seus cidadãos.

Os pontos de fiscalização e ouros detalhes da operação são mantidos em sigilo para que a eficiência não seja prejudicada.

Os miliares estão espalhados por pontos estratégicos da cidade, oficiais e clandestinos, para limitar o acesso ao município, que tem encarado elevação da curva da Covid-19 nas últimas semanas. O mês de junho foi considerado de terror, Corumbá saltou de 48 infectados em 1º de junho para 346 no dia 31 de junho. A diferença é de 298 pacientes positivos. Julho começou com 355 positivos e ontem registrou a marca de 465 casos confirmados. Vale ressaltar que 259 pessoas já se recuperaram da Covid-19 em Corumbá.